Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5312
Tipo: Dissertação
Título: Gênero e mercado de trabalho: a inserção da mulher em cargos de chefia na indústria metalmecânica de Erechim
Autor(es): Capeletto, Fabiula Cátia
Primeiro Orientador: Silva, Ivone Maria Mendes
Primeiro coorientador: Silva, Luis Fernando Santos Corrêa da
Primeiro membro da banca: Brzozowski, Jerzy André
Segundo membro da banca: Lindo, Paula Vanessa de Faria
Resumo: O presente trabalho tem o tema “Gênero e Mercado de Trabalho: a inserção da mulher em cargos de chefia na indústria metalmecânica de Erechim”. O estudo teve como foco as mulheres do setor da indústria metalmecânica de Erechim, possuindo como objetivo principal analisar o perfil, a trajetória profissional e as barreiras que essas mulheres tiveram que superar para conseguir chegar a essas posições. Os procedimentos metodológicos adotados foram a técnica da pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada, e um roteiro de questões abertas. Para a obtenção da análise de conteúdo, a pesquisa se orientou em alguns pressupostos da autora Laurence Bardin, ou seja, em torno de três polos cronológicos: a pré-análise; a exploração do material; o tratamento dos resultados contendo a inferência e a interpretação. A apresentação deste trabalho se dará em sete capítulos: o primeiro capítulo consta a introdução, e o segundo capítulo contém os procedimentos metodológicos. O terceiro capítulo se refere aos aspectos teóricos e conceituais de gênero. O quarto capítulo faz a associação entre gênero, desigualdade social e mercado de trabalho, abordando também o conceito de trajetória. O quinto capítulo demonstra resultados de pesquisas e estudos em âmbito de país, estados e municípios que abordaram o tema desigualdade de gênero voltado para o setor da indústria. Já o sexto capítulo apresenta os resultados da pesquisa empírica e descreve, de forma resumida, a trajetória de cada entrevistada até se inserir para trabalhar no setor metalmecânico. Entre os principais resultados encontrados com o estudo foi a confirmação da existência de discriminação de gênero e a forma como ela se manifestou, de forma velada ou explícita. Por último, no sétimo capítulo, encontram-se as considerações finais.
Abstract/Resumen: El presente trabajo tiene el tema “Género y Mercado de Trabajo: la inserción de la mujer en cargos directivos en la industria metalmecánica de Erechim”. El estudio tuvo como foco a las mujeres del sector de la industria metalmecánica de Erechim, con el objetivo principal analizar el perfil, la trayectoria profesional y las barreras que esas mujeres tuvieron que superar para conseguir llegar a esas posiciones. Los procedimientos metodológicos adoptados fueron: la técnica de la investigación cualitativa, utilizando la entrevista semiestructurada y un itinerario de cuestiones abiertas. Para la obtención del análisis de contenido, la investigación se orientó en algunas suposiciones de la autora Laurence Bardin, o sea, en torno de tres polos cronológicos: el pre-análisis; la explotación del material; el tratamiento de los resultados que contienen la inferencia y la interpretación. La presentación de este trabajo se dará en siete capítulos: el primer capítulo es la introducción, y lo segundo capítulo contiene los procedimientos metodológicos. El tercer capítulo se refiere a los aspectos teóricos y conceptuales de género. El cuarto capítulo hace la asociación entre género, desigualdad social y mercado de trabajo, abordando también el concepto de trayectoria. El quinto capítulo demuestra resultados de investigaciones y estudios en el ámbito de país, estados y municipios que abordaron el tema desigualdad de género orientado hacia el sector de la industria. El sexto capítulo presenta los resultados de la investigación empírica y describe de forma resumida la trayectoria de cada entrevistada hasta que se inserta para trabajar en el sector metalmecánico. Entre los principales resultados encontrados con el estudio fue la confirmación de la existencia de discriminación de género y la forma en que se manifestó, de forma velada o explícita. Por último, en el séptimo capítulo se encuentran las consideraciones finales.
Palavras-chave: Gênero e Mercado de Trabalho
Mulher e Cargos de Chefia
Mulher e Trajetória na Indústria Metalmecânica
Trajetória Ocupacional e Mulher.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5312
Data do documento: 2018
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAPELETTO.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.