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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Pagliarin, Lidiane Limana Puiatti-
dc.contributor.referee2Martinazzo, Luana Nunes-
dc.creatorMutschall, Cláudia-
dc.date2018-10-11-
dc.date.accessioned2022-04-19T16:50:24Z-
dc.date.available2019-02-12-
dc.date.available2022-04-19T16:50:24Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5313-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar quais as percepções e expectativas que as crianças possuem em relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Partiu-se da consideração que a criança, quando frequenta a Educação Infantil, tem acesso a um currículo voltado às interações e brincadeiras, com tempo de serem crianças, e que, ao ingressarem no Ensino Fundamental passam a lidar com horários a serem seguidos, conteúdos assimilados e outras exigências relacionadas ao processo de escolarização, fazendo com que o tempo de brincar e interagir entre os pares diminua o que pode comprometer a continuidade entre os níveis da educação. É oportuno investigar como a criança enfrenta e vive este processo de transição escolar. O tema em questão é enfocado em uma perspectiva histórico-cultural, utilizando-se a contribuição de autores como Lev Vygotsky, Sônia Kramer, dentre outros. Assim, observa-se que as crianças, ao ingressarem no primeiro ano do Ensino Fundamental, precisam ocupar um novo papel, o de aluno, e tudo que isso implica, tendo que aprender a se enquadrar nos padrões estabelecidos pelo sistema escolar. A produção de dados empíricos foi desenvolvida através de uma pesquisa de campo qualitativa realizada com crianças de duas turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Erechim, Rio Grande do Sul. Os sujeitos incluídos na pesquisa são meninas e meninos de seis anos de idade, que foram entrevistados, em uma entrevista semi estruturada. Os resultados foram analisados e interpretados, utilizando o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Pode-se observar que nessa nova etapa da educação básica o tempo das brincadeiras diminuem para dar lugar a atividades repetitivas e sistemáticas, fazendo com que o oficio de aluno comece a ser constituído.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-03-22T17:16:54Z No. of bitstreams: 1 MUTSCHALL.pdf: 1377555 bytes, checksum: 9138b1a25da8cae9e171554a8237570d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-19T16:50:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MUTSCHALL.pdf: 1377555 bytes, checksum: 9138b1a25da8cae9e171554a8237570d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T16:50:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MUTSCHALL.pdf: 1377555 bytes, checksum: 9138b1a25da8cae9e171554a8237570d (MD5) Previous issue date: 2018-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectTransiçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectOfício de Alunopt_BR
dc.titleTransição da educação infantil para o ensino fundamental na perspectiva das criançaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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