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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Veiga, Luciane da-
dc.contributor.referee2Cristofoli, Maria Silvia-
dc.creatorTofoli, Alessandra-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2022-04-19T16:53:45Z-
dc.date.available2019-02-28-
dc.date.available2022-04-19T16:53:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5314-
dc.description.resumoAtualmente tem se falado muito na mídia sobre a representatividade negra, seja no cinema, na televisão, internet. Com a análise fílmica realizada nesta pesquisa, conseguimos perceber o quanto é importante trabalhar a identidade na escola, o nosso conhecimento cultural sobre nossa sociedade, antepassados e sobre nós mesmos. O que se aplica às diferentes formas de identidade, incluindo a étnico-racial, concebidas aqui como algo em constante processo de (re)construção. Nesse sentido, nosso trabalho objetivou problematizar as possibilidades identificatórias que o cinema tem oferecido às crianças negras. A ideia foi analisar exemplos que poderiam ser discutidos com as crianças, bem como utilizados em sala de aula, por professores que gostariam de mostrar aos seus alunos que existem personagens com os quais eles podem se identificar, positiva ou negativamente. Como metodologia inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica em artigos, teses, livros, resenhas etc. Em um segundo momento foi realizada pesquisa documental, com análise fílmica, sendo consideradas as produções cinematográficas documentos primários. Os autores encontrados na pesquisa bibliográfica que formaram o referencial teórico deste trabalho são Munanga (1986), utilizado para uma retomada histórica sobre como os negros africanos saíram da África, as descrições feitas sobre o povo negro e também para compreender como surge o movimento de negritude. Para entender o conceito de identidade negra, utilizou-se as autoras Santos (2009) e Fazzi (2004). Ainda contextualizou-se a importância do cinema no processo de construção da identidade negra, bem como seu uso pedagógico, com os estudos de Fresquet (2015) e Duarte (2009). Através da discussão feita no referencial teórico, pretendeu-se esclarecer alguns conceitos importantes dentro desta pesquisa, sendo alguns deles: identidade, identidade negra, negritude, consciência negra, compreendendo ainda o cinema como pedagogia cultural e sua importância na contemporaneidade. O filme escolhido para ser analisado foi A felicidade por um fio (2018). No filme escolhido foi analisada a imagem do personagem (cabelos, roupas), o papel que o negro desempenha dentro do filme, os conflitos sofridos pelos personagens, o ambiente em que o personagem está inserido, tentando descrever como esse filme possibilita um modelo identificatório para uma criança negra que esteja assistindo, se é através da imagem pessoal, do ambiente do filme, do ambiente familiar, ou através dos conflitos que os personagens sofreram. Para a realização da análise foram utilizados os princípios sobre análise de filme de Rolland Barthes através de seus níveis: informativo, simbólico e obtuso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-03-22T19:08:24Z No. of bitstreams: 1 TOFOLI.pdf: 1417619 bytes, checksum: e454b2ece67f060c9a172b428252cae8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-19T16:53:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TOFOLI.pdf: 1417619 bytes, checksum: e454b2ece67f060c9a172b428252cae8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T16:53:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TOFOLI.pdf: 1417619 bytes, checksum: e454b2ece67f060c9a172b428252cae8 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCriança negrapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleLuz, câmera, ação: possibilidades identificatórias que o cinema oferece às crianças negraspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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