Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/533
Tipo: Monografia
Título: Produção de hidromel a partir de mel elaborado pelas abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) do município de Rio Bonito do Iguaçu - PR
Autor(es): Santos, Evandro Oliveira dos
Primeiro Orientador: Scopel, Fábio Henrique Poliseli
Resumo: O mel é um produto oriundo da coleta de secreções de flores ou plantas pelas abelhas, possui características de fluido viscoso, com aroma e sabor agradável, sendo atribuídas ainda, propriedades terapêuticas e medicinais ao produto. As abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) são espécies de abelhas nativas sem ferrão que, apesar de produzir mel em pequena quantidade, possui grande importância por elaborar um produto diferenciado, principalmente por ser mais diluído e apresentar sabor e aroma peculiar. Existe uma diversidade de produtos que podem ser elaborados a partir do mel, dentre eles está uma das bebidas mais antigas que se tem conhecimento o hidromel, este é obtido pela fermentação alcoólica dos açúcares presentes em uma solução diluída de mel. O objetivo do presente trabalho foi verificar a possibilidade de utilização de mel de abelhas Jataí como fonte de açúcares fermentescíveis para a produção de hidromel. Na primeira parte deste estudo foram realizadas análises físico-químicas de pH, acidez, açúcares, cinzas e umidade para a caracterização do mel de abelhas Jataí. Em seguida, a bebida foi elaborada seguindo as etapas de higienização dos materiais, preparo do mosto, pé de cuba, fermentação, centrifugação e pasteurização. O produto obtido foi então submetido a análises físico-químicas de pH, acidez, açúcares, teor alcoólico, extrato seco, cinzas, densidade e cor. Através das análises físico-químicas verificou-se que o mel de abelhas Jataí possui algumas vantagens de utilização para o preparo do mosto fermentativo se comparado ao elaborado por abelhas africanizadas, dentre estas estão a menor proporção de açúcares fermentescíveis, elevado teor de umidade e mineral. A fermentação para produção do hidromel teve uma duração de 6 dias, obtendo-se um teor alcoólico de 8,33 % (v/v). A bebida elaborada a partir do mel de Jataí atendeu todas as especificações da legislação vigente para hidromel. Na produção de hidromel utilizando como fonte de açúcares fermentescíveis o mel de abelha Jataí o rendimento em etanol obtido foi de 45,43 % com uma eficiência de 88,90 %, superior a alguns autores que utilizaram o mel de abelhas africanizadas no preparo do fermentado. Deste modo, o presente trabalho verificou a viabilidade de utilização do mel de abelhas Jataí na elaboração de hidromel.
Abstract/Resumen: El miel es un producto derivado de las secreciones de flores y plantas producido por las abejas. Presenta características de fluido viscoso, con agradable aroma y sabor, además, propiedades medicinales y terapéuticas. Las abejas Jatahy (Tetragonisca angustula) son especies de abejas nativas sin aguijón, que, apesar de producir miel en pequeñas cantidades, tiene una gran importancia para el desarrollo de un producto diferenciado, sobre todo porque está más diluido y presente peculiar sabor y aroma. Hay una diversidad de productos que pueden ser producidos apartir del miel, entre ellos, una de las bebidas más antiguas que se conocen, el hidromiel, obtienido por la fermentación de los azúcares presentes en el miel. El objetivo de este estudio fue investigar la posibilidad de utilizar miel de las abejas Jatahy como fuente de azúcares fermentables para la producción de hidromiel. En la primera parte de este estudio fueron realizadas análisis físicoquímicas como pH, acidez, azúcares, cenizas y humedad para la caracterización del meil. La preparación de la bebida incluía etapas como limpieza, la preparación de mosto, baño de pie, fermentación, centrifugación y pasteurización. Después, el producto se sometió a análisis fisicoquímicas de pH, la acidez, azúcares, alcohol, extracto seco, cenizas, densidad y color. Los resultados indicaron que el miel de las abejas Jatahy tiene algunas ventajas potenciales para su uso en la preparación del puré de fermentación en comparación con aquel producido por abejas africanizadas, entre éstos están la menor proporción de azúcares fermentables, alta humedad y mineral. La fermentación para la producción de hidromiel se llevó a cado por 6 días obteniendo un contenido de alcohol de 8,33 % (v/v). Una bebida hecha de miel Jatahy reunió todas las especificaciones de la legislación vigente para el hidromiel. En la producción de hidromiel utilizando como fuente de azúcares fermentables del miel de la abeja Jatahy se obtuvo un rendimiento de etanol de 45,43 % con una eficacia de 88,90 %, superior a algunos autores que utilizaron miel de abejas africanizadas en la preparación del fermentado. Así, este estudio examinó la viabilidad de utilizar miel de las abejas Jatahy en la preparación de hidromiel.
Palavras-chave: Mel de abelhas Jataí
Fermentação alcoólica
Hidromel
Caracterização físico-química.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/533
Data do documento: 1-Dez-2014
Aparece nas coleções:Engenharia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.