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Tipo: Dissertação
Título: “Como a gente pode ser visto?” A extensão universitária como lugar de reconhecimento de estudantes das classes populares
Autor(es): Ribeiro, Silvana
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Dalmolin, Bernadete Maria
Segundo membro da banca: Tommasino, Humberto
Terceiro membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: A universidade se constitui a partir do tripé do ensino, pesquisa e extensão. Esta dissertação se detém no estudo sobre a extensão universitária, elencando como problema de pesquisa: quais as contribuições da extensão universitária para a permanência de estudantes prounistas e bolsistas PAIDEx da Universidade de Passo Fundo entre os anos 2012 a 2018? Para tanto, faço uma breve análise sobre o projeto de sociedade a partir do tripé: capitalismo, colonialismo e patriarcado, destacando que a universidade pode tanto contribuir na manutenção e fortalecimento desse processo, como se constituir enquanto espaço crítico de desenvolvimento de outros modelos de sociedade e que a extensão universitária tem um papel central neste processo, sendo mobilizada através de projetos de educação que se entrecruzam. Esta pesquisa, sob perspectivas teóricas freireanas, aponta que a extensão pode ser um espaço de desenvolvimento da educação bancária, expressa nos projetos de extensão mercadológico, assistencialista e da invasão cultural ou da educação libertadora, que se desenvolve desde os projetos de extensão feminista, decolonial e da Educação Popular. Estes, podem se entrelaçar no cotidiano das instituições de Educação Superior e ter implicações diretas sobre a formação dos estudantes universitários. Esta pesquisa, ao integrar um Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, busca o desenvolvimento de um argumento interdisciplinar no campo das humanidades, objetivando compreender as contribuições da extensão universitária na trajetória de estudantes que foram bolsistas prounistas e PAIDEx e faz isto a partir de um percurso metodológico da Educação Popular, que coloca estes estudantes, hoje graduadas da Universidade de Passo Fundo, como atores centrais na resposta ao problema desta pesquisa. Assim, este estudo caracterizado como qualitativo e participante, se constrói através da elaboração e troca de Cartas Pedagógicas entre as graduadas, mobilizando um processo de comunicação dialógico, bem como de gravação de um curta-metragem com imagens e narrativas destes sujeitos. Este material é construído e analisado tendo como pressuposto a sistematização de experiências, como uma proposta que desde o lugar da Educação Popular fortalece o ato de pesquisar. A partir da palavra das graduadas é possível compreender a extensão como território existencial; como viabilizadora de encontros; como processo formativo distinto da sala de aula e da pesquisa, de que a bolsa de extensão significou uma aposta nas graduadas e na universidade de Passo Fundo e a extensão como potencializadora do projeto de universidade comunitária.
Abstract/Resumen: The university was formed from the tripod of education, research and extension. This dissertation focus on the study about the university extension, relating with the research problem: which are the contributions of university extension for the permanency of the students prounistas and scholarships Paidex of the University Passo of Fundo between the years of 2012 to 2018? For that, I make a brief analysis about the project of Society from the tripod: capitalism, colonialism and patriarchy, detaching that the university can contribute so much in the maintenance and fortification of that process, how to constitute itself as a critic space for the developing of other models of societies and that the university extension have the central role in this process, being mobilized through the intersecting education projects. This research, under the perspectives theories freireanas it points that the extension can be a space of developing the baking education express in the projects of mark extension, assistance and of the cultural invasion on the liberal education which develops since the projects of feminist extension, decolonial and of Popular Education. These can join institutions of superior education on their daily and have implications directly in the formation of University students. This research, to integrate a Master Interdisciplinary in Human Sciences degrees, seek the development of an argument interdisciplinary on the field of humanities, aiming to comprehend the contributions of the university extension in the trajectory of students, which were prounistas and scholarships Paidex and do it from a methodological path of Popular Education, that put these students, today graduated of the University of Passo Fundo, as central actors in the response to the problem of this search. Therefore, this study characterized as qualitative and participant built itself through the elaboration and exchange of Pedagogics Latter’s between graduates, mobilizing a process of dialogic communication, such as the recording of a short film with images and narratives of this people. This material it is built and analyzed assuming the systematization of experiences as a proposition that since the place of Superior Education increase the act of reaching. From the word of the graduates it is possible to understand the university extension as an existential territory; as a practical of meetings, as a formative process distinct of the classroom and the research, that the extension scholarship meant a bet in the graduates and in the University of Passo Fundo such as the university extension as a potential of the community university project.
Palavras-chave: Extensão Universitária
Permanência Estudantil
Graduadas
Universidade de Passo Fundo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5333
Data do documento: Abr-2022
Nível: Mestrado
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