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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Camila de Fátima Soares dos-
dc.contributor.referee1Graff, Patrícia-
dc.contributor.referee2Petry, Otto João-
dc.creatorCasagrande, Jéssica Luana-
dc.date2019-12-06-
dc.date.accessioned2022-04-20T14:48:37Z-
dc.date.available2022-03-18-
dc.date.available2022-04-20T14:48:37Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5335-
dc.description.resumoA formação continuada dos professores na escola configura o tema desta pesquisa. Inserindo-se no campo da educação, parte da necessidade de observar a realidade das instituições escolares, com o objetivo de analisar no Projeto Político Pedagógico os fundamentos teórico-metodológicos que orientam a formação continuada de professores na escola, na perspectiva do multiculturalismo. O caráter desta pesquisa parte da abordagem qualitativa, e a escolha dos instrumentos metodológicos tem como categoria a análise bibliográfica, a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez, e posteriormente sua análise de conteúdo. A entrevista semiestruturada e os questionários são utilizados com o intuito de analisar nas falas dos professores e gestores da escola o modo como concebem o espaço escolar e suas problemáticas. Como resultado, evidencia-se o PPP como documento que é concebido de modo relevante dentro da escola, ao conter em seu conteúdo aspectos que evidenciam as características multiculturais dos sujeitos, bem como um possível instrumento de formação ao ser utilizado como base para tudo que é realizado e discutido dentro da escola, a fim de criar uma nova concepção quanto à formação continuada dos professores. Neste sentido, esta problematização permitiu considerar uma política educacional falha quando se trata de uma formação emancipatória, analisando nas próprias considerações dos sujeitos as lacunas presentes na realidade escolar, e tendo como contraponto essa necessidade de analisar o Projeto Político Pedagógico como instrumento que reúne condições necessárias para se pensar uma nova formação e se discutir o espaço da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-03-18T12:53:47Z No. of bitstreams: 1 CASAGRANDE.pdf: 911742 bytes, checksum: 4d9c3e2b649f343a45d7b6e70cdb9dee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-20T14:48:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CASAGRANDE.pdf: 911742 bytes, checksum: 4d9c3e2b649f343a45d7b6e70cdb9dee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-20T14:48:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CASAGRANDE.pdf: 911742 bytes, checksum: 4d9c3e2b649f343a45d7b6e70cdb9dee (MD5) Previous issue date: 2019-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO protagonismo do PPP na formação continuada dos professores à luz do multiculturalismo - uma relação possível?pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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