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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5335
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Camila de Fátima Soares dos | - |
dc.contributor.referee1 | Graff, Patrícia | - |
dc.contributor.referee2 | Petry, Otto João | - |
dc.creator | Casagrande, Jéssica Luana | - |
dc.date | 2019-12-06 | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T14:48:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18 | - |
dc.date.available | 2022-04-20T14:48:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5335 | - |
dc.description.resumo | A formação continuada dos professores na escola configura o tema desta pesquisa. Inserindo-se no campo da educação, parte da necessidade de observar a realidade das instituições escolares, com o objetivo de analisar no Projeto Político Pedagógico os fundamentos teórico-metodológicos que orientam a formação continuada de professores na escola, na perspectiva do multiculturalismo. O caráter desta pesquisa parte da abordagem qualitativa, e a escolha dos instrumentos metodológicos tem como categoria a análise bibliográfica, a análise documental do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Professora Jurema Savi Milanez, e posteriormente sua análise de conteúdo. A entrevista semiestruturada e os questionários são utilizados com o intuito de analisar nas falas dos professores e gestores da escola o modo como concebem o espaço escolar e suas problemáticas. Como resultado, evidencia-se o PPP como documento que é concebido de modo relevante dentro da escola, ao conter em seu conteúdo aspectos que evidenciam as características multiculturais dos sujeitos, bem como um possível instrumento de formação ao ser utilizado como base para tudo que é realizado e discutido dentro da escola, a fim de criar uma nova concepção quanto à formação continuada dos professores. Neste sentido, esta problematização permitiu considerar uma política educacional falha quando se trata de uma formação emancipatória, analisando nas próprias considerações dos sujeitos as lacunas presentes na realidade escolar, e tendo como contraponto essa necessidade de analisar o Projeto Político Pedagógico como instrumento que reúne condições necessárias para se pensar uma nova formação e se discutir o espaço da escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-03-18T12:53:47Z No. of bitstreams: 1 CASAGRANDE.pdf: 911742 bytes, checksum: 4d9c3e2b649f343a45d7b6e70cdb9dee (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-20T14:48:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CASAGRANDE.pdf: 911742 bytes, checksum: 4d9c3e2b649f343a45d7b6e70cdb9dee (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-20T14:48:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CASAGRANDE.pdf: 911742 bytes, checksum: 4d9c3e2b649f343a45d7b6e70cdb9dee (MD5) Previous issue date: 2019-12-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | O protagonismo do PPP na formação continuada dos professores à luz do multiculturalismo - uma relação possível? | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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