Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5358
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O amor e a morte em Álvares de Azevedo: os brindes de Goethe e Byron em uma noite na taverna
Autor(es): Duarte, Neriani de Lima
Primeiro Orientador: Thimóteo, Saulo Gomes
Resumo: Esta pesquisa analisa a forma com que os temas frequentes do amor e da morte aparecem na obra Noite na taverna, do autor brasileiro Álvares de Azevedo. O objetivo é compreender em que medida esses símbolos alegóricos aparecem nos contos Solfieri e Bertram, partes do livro mencionado, e como são abordados a partir de uma influência das obras de Johann von Goethe, autor alemão, e Lord Byron, poeta britânico, nomes centrais do Romantismo nos anos finais do século XVIII e iniciais do Século XIX na Europa, para perceber Álvares de Azevedo como a expressão do movimento literário no Brasil. Como suporte, ampara-se este estudo em teóricos literários como Rubens Pereira dos Santos (1993), Yvette Kace Centeno e G. Martins de Oliveira (1972), João de Almeida Flor e Simoneta Bianchi Ayres de Carvalho (1972), essas últimas duas obras da coleção Gigantes da Literatura Universal, a fim de levantar o contexto sócio-histórico-cultural das obras de Goethe e Byron, entre outros. A partir das reflexões mensuradas, compreende-se, como resultado, que Álvares de Azevedo é, sim, expressão do movimento literário supracitado no Brasil, e que há relação de proximidade entre sua obra e a de expoentes do Romantismo como Johann von Goethe, na Alemanha, e Lord Byron, na Inglaterra.
Abstract/Resumen: Esta investigación analiza la forma en que los temas frecuentes del amor y la muerte aparecen en la obra Noite na Taverna, del autor brasileño Álvares de Azevedo. El objetivo es comprender hasta qué punto estos símbolos alegóricos aparecen en los cuentos Solfieri y Bertram, partes del citado libro, y cómo se abordan desde la influencia de las obras de Johann von Goethe, autor alemán, y Lord Byron, poeta británico, nombres centrales del romanticismo de finales del siglo XVIII y principios del XIX en Europa, para percibir a Álvares de Azevedo como la expresión del movimiento literario en Brasil. Como soporte, este estudio cuenta con el apoyo de teóricos literarios como Rubens Pereira dos Santos (1993), Yvette Kace Centeno y G. Martins de Oliveira (1972), João de Almeida Flor y Simoneta Bianchi Ayres de Carvalho (1972), estas últimas dos obras de la colección Gigantes da Universal Literatura, con el fin de plantear el contexto socio-histórico-cultural de las obras de Goethe y Byron, entre otros. De las reflexiones mesuradas, se entiende, como resultado, que Álvares de Azevedo es, de hecho, una expresión del citado movimiento literario en Brasil, y que existe una estrecha relación entre su obra y la de exponentes del romanticismo como Johann. von Goethe, en Alemania, y Lord Byron, en Inglaterra.
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Romantismo
Crítica Literária
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5358
Data do documento: 3-Ago-2021
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DUARTE.pdf140,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.