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Tipo: Monografia
Título: “Dificuldades de aprendizagem”: o aprender e seus desafios na perspectiva de professores em formação na UFFS
Autor(es): Ré, Giovana Bruna de
Primeiro Orientador: Silva, Ivone Maria Mendes
Primeiro membro da banca: Pagliarin, Lidiane Limana Puiatti
Segundo membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: Este trabalho investigou como graduandos em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim perceberam as “dificuldades de aprendizagem” vividas por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante o estágio obrigatório. Como objetivos específicos, identificou-se por meio de estudos bibliográficos alguns suportes teóricos que aprofundam aspectos relacionados às “dificuldades de aprendizagem”, definiu-se os conceitos que colaboram para construir o trabalho a partir de uma revisão de literatura, e, por fim, identificou-se as possíveis estratégias utilizadas pelos professores das turmas em que estagiaram os graduandos em Pedagogia da UFFS/Campus Erechim, RS em 2018 (estágios obrigatórios em Anos Iniciais) e que colaboram na aprendizagem dos educandos. O interesse por essa abordagem justifica-se pela situação vivenciada diariamente por muitas crianças nas escolas brasileiras, nas quais se verifica a perda de interesse pelos estudos por suas faltas, ocasionada, entre outros fatores, por metodologias inadequadas que não englobam as suas individualidades, resultando, frequentemente, no abandono escolar. Muitas vezes os profissionais da Educação buscam as respostas para tais situações exclusivamente na medicina e/ou na psicologia, desresponsabilizando-se pelos educandos e negligenciando os aspectos educativos relacionados às chamadas dificuldades de aprendizagem. Assim, a escola está mais para uma instituição em que ensina da mesma forma a muitos e, preferencialmente, ao mesmo tempo, não considerando as individualidades dos educandos. Ao garantir que toda criança tenha direito à educação, difunde-se a ideia de que cada uma terá as mesmas condições de aprendizagem das outras; no entanto, a concretização desse ideal tem esbarrado num modelo de escola que não promove de forma satisfatória a inclusão escolar e social necessária. O referencial teórico aborda estudos de Maria Luiza Moreira, Marilene Proença, Márcia Regina Mendes Nunes, entre outros. O presente trabalho, de caráter qualitativo, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, seguida da aplicação de questionários respondidos por 13 estudantes de Pedagogia da UFFS. O método utilizado para a análise dos resultados foi inspirado na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados estão organizados em três categorias, que foram criadas a partir da proximidade dos assuntos. Nestas examinou-se qual o tipo de entendimento dos acadêmicos sobre o conceito de aprendizagem, além de suas relações com as “dificuldades de aprendizagem”. Na sequência, apresentou-se algumas intervenções que poderiam ser realizadas para sanar tal problemática no ponto de vista dos graduandos pesquisados, seguida de suas percepções de quais ações poderiam melhorar o sistema educacional como um todo. Por fim, conclui-se que os graduandos perceberam tanto as aprendizagens quanto os desafios colocados ao aprender como processos complexos, que dependem do uso de metodologias adequadas, da vontade de mudar por parte de educadores e educandos, do apoio das famílias e das comunidades, e da compreensão de que a aprendizagem não é homogênea e pode ser afetada por múltiplos fatores (sociais, psicológicos, educacionais etc.).
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Professor
Educando
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5365
Data do documento: Dez-2018
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