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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee1Johann, Magali Maria-
dc.contributor.referee2Valmorbida, Viviani Molossi-
dc.creatorStolarski, Fernanda Fátima-
dc.date2018-12-11-
dc.date.accessioned2022-04-27T13:44:36Z-
dc.date.available2019-01-30-
dc.date.available2022-04-27T13:44:36Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5366-
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema “Infâncias no cinema: a representação da temática das múltiplas infâncias em produções cinematográficas”. Este tema é de grande importância por muitos motivos e um deles é o fato de ser necessário melhor compreender a infância para “lidar” melhor com ela nos diversos aspectos necessários, como por exemplo, na escola. Desse modo, analisou-se como as infâncias são representadas em produções cinematográficas estudadas na disciplina “Cinema e Educação”, ofertada no curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim e ministrada pela Professora Dra. Ivone Maria Mendes Silva desde 2015. O estudo teve como seu problema norteador a seguinte questão: “Como a temática das múltiplas infâncias é representada em produções cinematográficas?”. Levando em conta o problema de pesquisa, acredita-se que as múltiplas infâncias são representadas em produções cinematográficas de vários modos, ora enfocando a cultura, a classe social ou condições financeiras, gênero, questões raciais, o modo de lidar com situações ou problemas vividos. As produções analisadas retratam, assim, infâncias, desconstruindo um ideal do que deve ser a infância, ao mostrá-la como heterogênea e não homogênea, como por vezes é descrita. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica para contextualizar “Infâncias” e a relação “Cinema e infâncias” e também para verificar o que já foi produzido acerca do tema proposto. Para tratar da história da infância usou-se especialmente o clássico Philippe Ariès (1981). Os resultados obtidos apontam para a infância como uma construção social, que é influenciada diretamente pela cultura, pelas relações sociais, pela época e pelo local onde se vive, além dos marcadores identitários relacionados a gênero, pertencimento étnico-racial dentre outros aspectos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-03-22T18:14:07Z No. of bitstreams: 1 STOLARSKI.pdf: 2894779 bytes, checksum: 25f38b19806b9443c6269f8c278680e2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-27T13:44:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 STOLARSKI.pdf: 2894779 bytes, checksum: 25f38b19806b9443c6269f8c278680e2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T13:44:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 STOLARSKI.pdf: 2894779 bytes, checksum: 25f38b19806b9443c6269f8c278680e2 (MD5) Previous issue date: 2018-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInfânciaspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectConstrução Socialpt_BR
dc.titleInfâncias no cinema: as múltiplas infâncias e suas representações em produções cinematográficas contemporâneaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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