Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5366
Type: Monografia
Título : Infâncias no cinema: as múltiplas infâncias e suas representações em produções cinematográficas contemporâneas
Author: Stolarski, Fernanda Fátima
First advisor: Silva, Ivone Maria Mendes
metadata.dc.contributor.referee1: Johann, Magali Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Valmorbida, Viviani Molossi
Resume: O presente estudo tem como tema “Infâncias no cinema: a representação da temática das múltiplas infâncias em produções cinematográficas”. Este tema é de grande importância por muitos motivos e um deles é o fato de ser necessário melhor compreender a infância para “lidar” melhor com ela nos diversos aspectos necessários, como por exemplo, na escola. Desse modo, analisou-se como as infâncias são representadas em produções cinematográficas estudadas na disciplina “Cinema e Educação”, ofertada no curso de Pedagogia da UFFS/Campus Erechim e ministrada pela Professora Dra. Ivone Maria Mendes Silva desde 2015. O estudo teve como seu problema norteador a seguinte questão: “Como a temática das múltiplas infâncias é representada em produções cinematográficas?”. Levando em conta o problema de pesquisa, acredita-se que as múltiplas infâncias são representadas em produções cinematográficas de vários modos, ora enfocando a cultura, a classe social ou condições financeiras, gênero, questões raciais, o modo de lidar com situações ou problemas vividos. As produções analisadas retratam, assim, infâncias, desconstruindo um ideal do que deve ser a infância, ao mostrá-la como heterogênea e não homogênea, como por vezes é descrita. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica para contextualizar “Infâncias” e a relação “Cinema e infâncias” e também para verificar o que já foi produzido acerca do tema proposto. Para tratar da história da infância usou-se especialmente o clássico Philippe Ariès (1981). Os resultados obtidos apontam para a infância como uma construção social, que é influenciada diretamente pela cultura, pelas relações sociais, pela época e pelo local onde se vive, além dos marcadores identitários relacionados a gênero, pertencimento étnico-racial dentre outros aspectos.
Palabras clave : Infâncias
Cinema
Cultura
Crianças
Construção Social
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Restrito
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5366
Fecha de publicación : dic-2018
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
STOLARSKI.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.