Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5378
Type: Monografia
Title: O olhar e as percepções pelas crianças de educação infantil sobre o brincar em tempos de pandemia
Author: Beber, Dhara Cristina
First advisor: Camerini, Neila Carla
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Johann, Magali Maria
Resume: O brincar na Educação Infantil se constitui como direito primordial das crianças, mas mais do que isso, através das brincadeiras elas estarão relacionando-se com seus pares, construindo laços emocionais, inventando histórias, criando soluções e imaginando sobre o mundo. Assim, reconhecendo o brincar e sua importância na vida das crianças, este trabalho de conclusão de curso tem como tema “O brincar em tempos de pandemia”, buscando analisar, sob o olhar das crianças, as brincadeiras durante um período tão atípico para a educação mundial. A pandemia da COVID-19, que levou governantes, no ano de 2020 a fechar escolas como forma de combater o contágio da doença. Bem como, refletir sobre o estágio em Educação Infantil, realizado pela pesquisadora em meio a essa realidade, e como foi para as crianças o retorno das aulas de forma presencial com todos os protocolos de saúde e distanciamento. Tal pesquisa teve como problemática: quais as percepções das crianças em relação ao brincar na Educação Infantil em tempos de pandemia e isolamento social? e objetiva investigar e compreender as percepções das crianças sobre o brincar na Educação Infantil em tempos de pandemia. Como metodologia para a realização do trabalho utilizou-se a abordagem qualitativa, envolvendo uma pesquisa bibliográfica e documental, além de uma pesquisa de campo com entrevista semiestruturada com as crianças da pré-escola de uma instituição localizada em um município de pequeno porte habitacional do Alto Uruguai Gaúcho. Os principais autores que fundamentam a pesquisa são Cunha (2010), Kishimoto (2010), Barros (2009), Vygotsky (1991), Andrade (2010), Kuhlmann Jr. dentre outros. Por fim, constatou-se que o brincar é fundamental na vida das crianças, considerando que a pandemia da COVID-19 afetou a rotina das escolas, e sendo que algumas propostas tiveram que ser readaptadas. As vivências que mais se destacam entre as crianças, são as brincadeiras realizadas em ambientes abertos e no parque da escola. Ficando clara a necessidade dos professores repensarem seus planejamentos, a fim de observar e escutar com atenção as crianças e assim proporcionar experiências ainda mais ricas e significativas.
Abstract: The playing in Early Childhood Education is constituted as a primary children's right, but more than that, through out the playing they will be relating with their peers, building emotional bonds, inventing stories, creating solutions and imagining about the world. Thus, recognizing the playing and its significance in children's lives, this final graduation project has as its theme "The playing in pandemic times", seeking to analyze, under the eyes of children, the playing during such an atypical time for the world education. The COVID-19 pandemic, which led rulers, in 2020, to close schools as a way to fight the spread of the disease. As well as reflect on the internship in Early Childhood Education, carried out by the researcher in the midst of this reality, and how the return to class in person was for the children with all the health and distancing protocols. Such research has had as its problem: what are the children's perceptions in relation to the playing in Early Childhood Education in pandemic times and social isolation? and aims to investigate and comprehend children's perceptions of the playing in Early Childhood Education in pandemic times. As methodology for carrying out the work, a qualitative approach was used, involving a bibliographic and documentary research, in addition to a field research with semi-structured interviews with preschool children from an institution located in a small municipality housed of Alto Uruguai Gaucho. The main authors that substantiate the research are Cunha (2010), Kishimoto (2010), Barros (2009), Vygotsky (1991), Andrade (2010), Kuhlmann Jr. among others. Finally, it was found that playing is fundamental in children's lives, considering that the COVID-19 pandemic affected the schools routine, and some proposals have had to be readapted. The experiences that stands out the most among the children are the games carried out in open places and at the school park. It is clear that teachers need to rethink their plans, in order to carefully observe and listen to children and thus provide even richer and more meaningful experiences.
Keywords: Brincar
Criança
COVID-19
Escuta atenta
Pandemia.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5378
Issue Date: Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEBER.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.