Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5380
Type: | Monografia |
Título : | A música como ferramenta didática para o ensino de história |
Author: | Baú, Carlos Renato Cominetti |
First advisor: | Ribeiro Júnior, Halferd Carlos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Klein, Caroline Rippe |
metadata.dc.contributor.referee2: | Severo, Gerson Egas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gritti, Isabel Rosa |
Resume: | O presente trabalho descreve como a Música pode ser inserida dentro das aulas de História. Trabalha partindo da prática dos estágios, das pesquisas de diversos historiadores dentro da perspectiva da Música como ferramenta pedagógica, com as possibilidades que o estudo da neurociência educacional proporciona aos professores e alunos tudo isso aliado a prática musical do autor como instrutor de música com mais de vinte anos de atuação. Demonstra diversas formas de como utilizar música nas aulas de História, assim como descreve como foi utilizada a Música nos estágios. A pesquisa fala dos benefícios que a música pode trazer para as aulas de História. Com a Música nas aulas de História pode-se trabalhar com uma diversidade de alternativas, elas vão muito além do simples fato de inserir em um determinado tempo da aula uma canção. Com a Música em sala de aula pode-se aproximar os alunos da escola, envolvendo-os nas mais diversas possibilidades que um projeto de Música nas aulas de História pode proporcionar. Além disso, o presente trabalho constata que é preciso levar em conta diversos aspectos antes de propor a Música para as aulas de História, visto que as realidades de cada Escola e a pessoalidade de cada aluno precisam ser respeitadas. |
Resumen : | The present work describes how the Music can be inserted into History classes. It considers practices of internships, researches of several historians from the perspective of Music as a pedagogical tool, with the possibilities that the study of educational neuroscience provides to teachers and students all this combined with the musical practice of the author as a music instructor with more than twenty years of experience. It demonstrates different ways of using music in History classes, as well as describing how Music was used in stages. The research shows the benefits that music can bring to History classes. Music in History classes gives more opportunities to work the contents, they go far beyond the simple fact of inserting a song at a certain time in the class. With Music in the classroom, students can be brought closer to the school, involving them in the most diverse possibilities that a Music project in History classes can provide. In addition, this paper finds that it is necessary to take into account several aspects before proposing Music for History classes, since the realities of each School and the personality of each student need to be respected. |
Palabras clave : | Ensino de História Música Didática |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5380 |
Fecha de publicación : | 29-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BAÚ.pdf | 639.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.