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Tipo: Monografia
Título: Formação integral, conscientização e educação libertadora: uma análise do processo formativo da pastoral da juventude
Autor(es): Zambon, Samuel Bagolin
Primeiro Orientador: Caprara, Bernardo Mattes
Resumo: O presente trabalho compreende a Pastoral da Juventude (PJ) enquanto propulsora de espaços formativos para a juventude católica. Através de uma pesquisa bibliográfica dos materiais da PJ à nível nacional, pretendemos entender o tipo de educação que ocorre nesse espaço. Para isso, compreendemos num primeiro momento a sua história junto a formação de uma “Igreja dos pobres” e suas primeiras mobilizações organizativas. Depois, num segundo momento investigamos as suas opções pedagógicas e a sua caracterização enquanto educação libertadora e inclusiva. Identificamos assim, que o processo educativo na PJ é baseado por uma formação integral, por uma vivência coletiva em pequenos grupos e pelo método ver-julgar- agir, os quais preparam o(a) jovem para a militância na utopia da civilização do amor. Ressaltamos que tanto a Igreja como o campo educacional não podem ser vistos de uma forma homogênea e estática. A Igreja Católica passou por mudanças após o concílio vaticano II, abandonando alguns preceitos medievais e abrindo diálogo com a modernidade. Fato esse, o suficiente para a criação de um movimento chamado igreja dos pobres no final dos anos 60 na América Latina e no Caribe. A partir de então, a opção pelos pobres passou a ser uma marca da igreja católica brasileira, viabilizando a existência de uma teologia popular e de pastorais populares. No entanto, nasce junto à igreja dos pobres uma oposição ideológica e teológica entre conservadores e progressistas (DOMEZI, 2014) (LOWIE, 2016). Da mesma forma, a educação também possui pretensões sociais e disputas ideológicas. Assim, compactuamos as nossas críticas da analítica social e da área da educação através de Paulo Freire (1979) e bell hooks (2013), ao fim de estabelecermos uma definição do processo formativo ocorrido na PJ, ao tempo que relacionamos ela com as pedagogias críticas destacadas pela educação popular, bem como com as práticas da educação não formal.
Abstract/Resumen: The present work understands the “Pastoral da Juventude (PJ)” as a propeller of formative spaces for Catholic youth. Through the bibliographic research of the PJ materials at the national level, we intend to understand the type of education that takes place in this space. For this, we understand at first its history together with the formation of a “poor's Church” and its first organizational mobilizations. Then, in a second moment, we investigate its pedagogical options and its characterization as a liberating and inclusive education. Thus, we identified that the educational process in the PJ is based on an integral formation, on a collective experience in small groups and on the see-judge-act method, which prepare the young person for militancy in the utopia of the love civilization. We emphasize that both the Church and the educational field cannot be seen in a homogeneous and static way. The Catholic Church underwent changes after the Second Vatican Council, abandoning some medieval precepts and opening a dialogue with modernity. This fact was enough for the creation of a movement called the Poor's Church in the late 1960s in Latin America and the Caribbean. Since then, the option for the poor became a hallmark of the Brazilian Catholic Church, enabling the existence of a popular theology and popular pastorals. However, an ideological and theological opposition between conservatives and progressives was born within the poor's church (DOMEZI, 2014) (LOWIE, 2016). Alike, education also has social pretensions and ideological disputes. Thus, we combine our criticisms of social analytics and the area of education through Paulo Freire (1979) and bell hooks (2013), in order to establish a definition of the formative process that took place in PJ, while relating it to critical pedagogies highlighted by popular education, as well as with the practices of non- formal education.
Palavras-chave: Conscientização
pedagogia engajada
igreja dos pobres
educação não formal
Educação Popular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5393
Data do documento: 2022
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