Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Camerini, Neila Carla-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Marcon, Carine-
dc.creatorFranchini, Alice Maria-
dc.date2022-03-08-
dc.date.accessioned2022-04-27T17:25:30Z-
dc.date.available2022-04-27-
dc.date.available2022-04-27T17:25:30Z-
dc.date.issued2022-03-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5401-
dc.description.abstractThe present work has as theme the continuing education of teachers, and has as general objective to know and analyze how continuing education for Early Childhood Education teachers is being offered in this current pandemic context and in what way this training process is taking effect in pedagogical practice based on the speeches made. This scientific work had as methodology a qualitative approach, linked to bibliographic research, exploratory, and also submitted to a content analysis through the method of Bardin (2010), supported by a field research, involving questionnaires with nine professors belonging to the area of Early Childhood Education in a county in Alto Uruguai Gaúcho. In the bibliographic studies carried out, the continuing education of teachers in Early Childhood Education is shown as something necessary for the effectiveness and continuity of the teaching practice within the school spaces. Therefore, for the presentation of concepts about continuing education this research used the concepts of the authors, Nóvoa (1992); Libaneo (1998); Candau (1999); Marin (2000); Ferreira (2003). Finally in view of the questionnaires answered and the theories presented throughout the research it was noticed the importance of continuing education of professors for rethinking teaching, as well as the improvement of new knowledge that comes from the reality of educational contexts.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a formação continuada de professores. Tem como objetivo geral conhecer e analisar como estão sendo ofertadas as formações continuadas para professores da Educação Infantil neste contexto pandêmico atual e de que maneira este processo formativo está se efetivando na prática pedagógica a partir dos discursos realizados. Este trabalho científico teve como metodologia uma abordagem qualitativa, ligada à pesquisa bibliográfica, exploratória, e ainda submetida à uma análise de conteúdo através do método de Bardin (1977), sustentada a uma pesquisa de campo, envolvendo questionários com nove professores(as) pertencentes a área da Educação Infantil de um município do Alto Uruguai Gaúcho. Nos estudos bibliográficos realizados, a formação continuada de professores na Educação Infantil, mostra-se como algo necessário para a efetivação e continuidade da prática docente dentro dos espaços escolares. Portanto, para a apresentação dos conceitos acerca da formação continuada, utilizou-se nesta pesquisa as concepções dos autores Nóvoa (1995); Libâneo (1998); Candau (1999); Marin (2000) e Ferreira (2003). Por fim, em vista dos questionários respondidos e das teorias apresentada ao longo da pesquisa, percebeu-se a importância das formações continuadas de professores para o repensar docente, bem como, o aprimoramento dos novos conhecimentos que partem da realidade dos contextos educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-04-27T16:41:29Z No. of bitstreams: 1 FRANCHINI.pdf: 1217614 bytes, checksum: 1d3b4bdceeae0fca2cc15e0a7f8cf77c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-04-27T17:25:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FRANCHINI.pdf: 1217614 bytes, checksum: 1d3b4bdceeae0fca2cc15e0a7f8cf77c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-27T17:25:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCHINI.pdf: 1217614 bytes, checksum: 1d3b4bdceeae0fca2cc15e0a7f8cf77c (MD5) Previous issue date: 2022-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores da educação infantil na atualidade: uma ação fundamental para o profissionalismo docentept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCHINI.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.