Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5401
Type: Monografia
Title: Formação continuada de professores da educação infantil na atualidade: uma ação fundamental para o profissionalismo docente
Author: Franchini, Alice Maria
First advisor: Camerini, Neila Carla
metadata.dc.contributor.referee1: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee2: Marcon, Carine
Resume: O presente trabalho tem como tema a formação continuada de professores. Tem como objetivo geral conhecer e analisar como estão sendo ofertadas as formações continuadas para professores da Educação Infantil neste contexto pandêmico atual e de que maneira este processo formativo está se efetivando na prática pedagógica a partir dos discursos realizados. Este trabalho científico teve como metodologia uma abordagem qualitativa, ligada à pesquisa bibliográfica, exploratória, e ainda submetida à uma análise de conteúdo através do método de Bardin (1977), sustentada a uma pesquisa de campo, envolvendo questionários com nove professores(as) pertencentes a área da Educação Infantil de um município do Alto Uruguai Gaúcho. Nos estudos bibliográficos realizados, a formação continuada de professores na Educação Infantil, mostra-se como algo necessário para a efetivação e continuidade da prática docente dentro dos espaços escolares. Portanto, para a apresentação dos conceitos acerca da formação continuada, utilizou-se nesta pesquisa as concepções dos autores Nóvoa (1995); Libâneo (1998); Candau (1999); Marin (2000) e Ferreira (2003). Por fim, em vista dos questionários respondidos e das teorias apresentada ao longo da pesquisa, percebeu-se a importância das formações continuadas de professores para o repensar docente, bem como, o aprimoramento dos novos conhecimentos que partem da realidade dos contextos educacionais.
Abstract: The present work has as theme the continuing education of teachers, and has as general objective to know and analyze how continuing education for Early Childhood Education teachers is being offered in this current pandemic context and in what way this training process is taking effect in pedagogical practice based on the speeches made. This scientific work had as methodology a qualitative approach, linked to bibliographic research, exploratory, and also submitted to a content analysis through the method of Bardin (2010), supported by a field research, involving questionnaires with nine professors belonging to the area of Early Childhood Education in a county in Alto Uruguai Gaúcho. In the bibliographic studies carried out, the continuing education of teachers in Early Childhood Education is shown as something necessary for the effectiveness and continuity of the teaching practice within the school spaces. Therefore, for the presentation of concepts about continuing education this research used the concepts of the authors, Nóvoa (1992); Libaneo (1998); Candau (1999); Marin (2000); Ferreira (2003). Finally in view of the questionnaires answered and the theories presented throughout the research it was noticed the importance of continuing education of professors for rethinking teaching, as well as the improvement of new knowledge that comes from the reality of educational contexts.
Keywords: Formação Continuada
Prática Docente
Educação Infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5401
Issue Date: Mar-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCHINI.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.