Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5424
Tipo: Dissertação
Título: A presença das tecnologias digitais para o ensino de matemática na Base Nacional Comum Curricular
Autor(es): Finn, Gabriela
Primeiro Orientador: Scheffer, Nilce Fátima
Primeiro membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Segundo membro da banca: Graff, Patrícia
Terceiro membro da banca: Santos, Claudecir dos
Resumo: Esta pesquisa está inserida na linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. O estudo é qualitativo e, para a coleta de dados, parte de análise documental da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Este texto tem por objetivo apresentar dados de pesquisa que aprofundam e problematizam a discussão quanto a presença das tecnologias digitais no ensino de matemática do Ensino Fundamental - Anos Finais, conforme presente no texto da BNCC. Apresenta-se um breve histórico a respeito de como se deu a inserção das tecnologias digitais na educação brasileira, quais as políticas educacionais responsáveis por essa implementação e possíveis avanços e dificuldades enfrentadas no processo e de como a BNCC se apresenta nesse processo. A análise documental e de conteúdo tornaram possível a leitura ampla do documento no sentido de compreender e analisar como ele se apresenta, como está organizado e, em particular, como enfatiza a utilização de tecnologias digitais para o ensino de matemática. Os resultados obtidos a partir da análise do conteúdo presente na política da BNCC, mais especificamente na área da matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, evidenciam o pouco incentivo ao uso de tecnologias digitais e, quando sugeridas, estão relacionadas a instrumentos de apoio das atividades em sala de aula. Tais conclusões demonstram que o documento não endossa práticas educativas que sejam significativas com as tecnologias digitais.
Abstract/Resumen: This research is part of the Educational Policies line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Fronteira Sul – UFFS. The study is qualitative and, for data collection, part of document analysis of the Brazil’s National Common Curricular Base - BNCC. This text aims to present research data that deepen and problematize the discussion regarding the presence of digital technologies in the teaching of mathematics in Middle School, as present in the text of the BNCC. A brief history is presented about how the insertion of digital technologies in Brazilian education took place, which educational policies are responsible for this implementation and possible advances and difficulties faced in the process and how the BNCC presents itself in this process. Documentary and content analysis made it possible to read the document in a broad way in order to understand and analyze how it is presented, how it is organized and, in particular, how it emphasizes the use of digital technologies for teaching mathematics. The results obtained from the analysis of the content present in the BNCC policy, more specifically in the area of mathematics in the final years of Middle School, show the little incentive to use digital technologies and, when suggested, are related to support instruments for activities in the classroom. Such conclusions demonstrate that the document does not endorse educational practices that are in fact meaningful with digital technologies
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Ensino e aprendizagem
Matemática
Tecnologias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5424
Data do documento: 16-Fev-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINN.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.