Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5425
Tipo: Dissertação
Título: Concepções de docência: análise do projeto político pedagógico de uma escola municipal
Autor(es): Techio, Julia Patricia
Primeiro Orientador: Silva, Ilton Benoni da
Primeiro membro da banca: Castaman, Ana Sara
Segundo membro da banca: Richit, Adriana
Terceiro membro da banca: Paim, Marilane Woff
Resumo: Este estudo se inscreve na linha de pesquisa “Conhecimento e desenvolvimento nos processos pedagógicos”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó. Tem-se como proposta a abordagem dos conceitos de docência enunciados nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Theobaldo Utzig, localizada no município de Pinhalzinho (Santa Catarina). Objetiva-se analisar as concepções de docência que permeiam os PPP da referida escola e sua aproximação ao conceito de docência numa perspectiva da profissionalidade docente. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo documental e a metodologia utilizada é a análise teórico conceitual, sob as categorias extraídas do conceito de docência ancorado na profissionalidade docente na perspectiva de Tardif e de Contreras. A categorização deu-se a partir das dimensões que compõem a docência – profissão, social e moral –, contrapondo-se a um conceito de docência fundamentado na racionalidade técnica. A análise teórico-conceitual dos conceitos anunciados nos documentos datados de 1998, de 2013/2016 e de 2021 deu-se numa perspectiva de aproximação e/ou distanciamento da docência pautada na profissionalidade docente. A análise permitiu identificar as continuidades e as rupturas presentes nos documentos que retratam a escola em tempos e em contextos diferentes, desde a redemocratização do país nos anos 90 até os dias atuais. Após a conclusão deste trabalho de pesquisa, verifica-se que o processo de constituição da profissionalidade docente nos documentos analisados indica que uma das maiores descontinuidades está na dimensão moral, visto que o avanço do neoliberalismo afeta a autonomia do professor, pois este é cada vez mais aniquilado, restando-lhe um papel secundário no processo de ensino e de aprendizagem.
Abstract/Resumen: This study is part of the research line “Knowledge and development in pedagogical processes”, of the Graduate Program in Education (Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE) of the Federal University of Fronteira Sul, Chapecó campus. The proposal is to approach the teaching concepts set out in the Pedagogical Political Projects (PPP) of the Municipal Elementary School José Theobaldo Utzig, located in the city of Pinhalzinho (Santa Catarina). The objective is to analyze teaching conceptions that permeate the PPP of the cited school and its approach to the concept of teaching in a perspective of teaching professionalism. This research has a qualitative nature of the documentary type and the methodology used is the theoretical-conceptual analysis, under the categories extracted from the concept of teaching anchored in the teaching professionalism from the perspective of Tardif and Contreras. The categorization was based on the dimensions that constitute teaching – profession, social and moral –, in opposition to a concept of teaching based on technical rationality. The theoretical-conceptual analysis of the concepts announced in the documents dated 1998, 2013/2016 and 2021 took place in a perspective of approximation and/or distancing of teaching based on teaching professionalism. The analysis allowed us to identify the continuities and ruptures present in the documents that portray the school in different times and contexts, from the redemocratization of the country in the 90s to the present days. After the conclusion of this research, it appears that the process of constitution of teaching professionalism, in the analyzed documents, indicates that one of the biggest discontinuities is in the moral dimension, since the advance of neoliberalism affects the teacher’s autonomy, who is increasingly more annihilated, which leaves the teacher with a secondary role in the teaching and learning process.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Professor
Escola pública
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5425
Data do documento: 20-Dez-2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TECHIO.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.