Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5426
Tipo: Dissertação
Título: Agroecologia no Oeste de Santa Catarina: de sua gênese ao estudo de caso de pequenos agricultores
Autor(es): Trindade, Janaí Jucéia de Oliveira
Primeiro Orientador: Moretto, Samira Peruchi
Primeiro membro da banca: Schömer, Ancelmo
Segundo membro da banca: Carvalho, Miguel Mundstock Xavier de
Terceiro membro da banca: Lopes, Alfredo Ricardo Silva
Resumo: O presente trabalho estabelece um paralelo de três décadas entre as práticas da agroecologia e da agricultura familiar, para oferecer a análise de fatores que influenciaram agricultores do Oeste de Santa Catarina a introduzirem e a desenvolverem a prática da agroecologia, no período de 1990 a 2021. Considera importante salientar a participação e o envolvimento da agricultura familiar desde a produção dos alimentos até a sua comercialização, bem como as relações socioambientais oriundas dessa forma de cultivo, assim como demonstrar a evidência da importância do trabalho de pequenos agricultores na produção agroecológica, cujo princípio, conclui-se também a respeito dessa amostra, passa a se constituir em um modo de vida que prioriza a conservação e preservação do meio ambiente. A partir da História Ambiental e utilizando fontes documentais, discorre sobre a clara manifestação do pensamento agroecológico, com especial atenção na região Oeste de Santa Catarina. Além disso, o atual tratado apresenta subsídios para a compreensão sobre o processo de adesão da agricultura familiar ao modelo de produção agroecológico, através de estudos de caso, respostas de questionários e contatos por meio de redes sociais, com famílias produtoras nas imediações do município de Chapecó (SC).
Abstract/Resumen: El presente trabajo establece un paralelo de tres décadas entre las prácticas de la agroecología y la agricultura familiar para ofrecer un análisis de los factores que influyeron en los agricultores del Oeste de Santa Catarina para introducir y desarrollar la práctica de la agroecología en el período de 1990 a 2021. Considera importante destacar la participación e implicación de la agricultura familiar desde la producción de alimentos hasta su comercialización, así como las relaciones socioambientales que se derivan de esta forma de cultivo, y demostrar la evidencia de la importancia del trabajo de los pequeños agricultores en la producción agroecológica, cuyo principio, se concluye también con respecto a esta muestra, viene a constituir una forma de vida que prioriza la conservación y preservación del medio ambiente. A partir de la Historia Ambiental y utilizando fuentes documentales, discurre sobre la clara manifestación del pensamiento agroecológico, con especial atención en la región Oeste de Santa Catarina. Además, el tratado actual presenta subsidios para la comprensión del proceso de adhesión de la agricultura familiar al modelo productivo agroecológico, a través de estudios de caso, respuestas a cuestionarios y contactos a través de redes sociales, con familias productoras del entorno del municipio brasileño de Chapecó, Santa Catarina.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Agricultura
Cultivo
Indústria agrícola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5426
Data do documento: 24-Fev-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRINDADE.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.