Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5427
Type: Dissertação
Título : No pátio do Cabo Dito: memórias de uma favela em Pato Branco/PR (1968-2010)
Author: Baldin, Rafael
First advisor: Myskiw, Antonio Marcos
metadata.dc.contributor.referee1: Hahn, Fábio André
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Humberto José da
Resume: O presente trabalho consiste na escrita da história da favela do Cabo Dito, que existiu no município de Pato Branco/PR, entre os anos de 1968 e 2010. A pobreza, a miséria, a invisibilidade, a discriminação, os modos de vida cotidiana dos moradores do Cabo Dito são explicitados utilizando depoimentos orais com trinta e duas pessoas, cruzando-os com documentos de outra natureza. História Oral e Memória são dois conceitos-chave, que se somam ao aporte teórico do Marxismo inglês, que trata dos trabalhadores pobres e orienta sobre a escrita da História vista de baixo e a necessidade de dar vez e voz aos favelados e suas memórias do tempo que viveram em situações desumanas. A história da favela do Cabo Dito contribui para pensarmos a exploração econômica em diferentes cenários, a criação de redes de solidariedade e amizades entre os moradores da favela e seu entorno, a vida cotidiana sofrida por todos e, apesar disso, tinham momentos felizes. A destruição da favela foi uma estratégia de um grupo político e econômico para, via Prefeitura Municipal, desapropriar a área, alugar e construir casas a quinze famílias, em dois lugares distintos e, mais tarde vender a área para empresários. Dez anos depois, muitos dos ex-moradores da favela dizem que não foram ouvidos; que foram expulsos; que desejam voltar a morar no bairro onde existia a favela, pois a vida na casa cedida pela Prefeitura é difícil, quer para criar novos laços de sociabilidade, quer para deslocar-se ao trabalho e ao centro da cidade.
Resumen : The present work consists in writing the history of the Cabo Dito favela, which existed in the municipality of Pato Branco/PR, between 1968 and 2010. Poverty, misery, invisibility, discrimination, everyday ways of life of Cabo Dito residents will be explained using oral testimonies with thirty-two people, crossing them with documents of another nature. Oral History and Memory are two key concepts that add to the theoretical contribution of English Marxism, which deals with poor workers and guides on the writing of History seen from below and the need to give time and voice to the favelados and their memories of the time they lived in inhumane situations. The history of the Cabo Dito favela helps us to think about economic exploitation in different scenarios, the creation of networks of solidarity and friendships between the residents of the favela and its surroundings, the daily life suffered by everyone and, despite this, they had happy moments. The destruction of the favela was a strategy of a political and economic group to expropriate the area, rent and build houses to fifteen families, in two different places, and later sell the area to businessmen. Ten years later, many of the favela's former residents say they were not heard; who were expelled; who want to go back to live in the neighborhood where the favela used to be, as life in the house provided by the City Hall is difficult, either to create new bonds of sociability or to travel to work and to the city centre.
Palabras clave : Cabo Dito
Pato Branco
História
Memória
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em História
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5427
Fecha de publicación : 24-mar-2022
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BALDIN.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.