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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Rotulagem de alimentos vegetarianos e veganos no Brasil e sua influência na aquisição dos produtos
Título(s) alternativo(s): Labeling of vegetarian and vegan foods in Brazil and its influence on the purchase of products
Autor(es): Martins, José Vitor
Primeiro Orientador: Weber, Jucieli
Resumo: O público vegetariano e vegano encontra-se em grande ascensão no Brasil, compreendendo, atualmente, cerca de 30 (trinta) milhões de brasileiros, o que corresponde a 14% (quatorze por cento) da população. Trata-se, porém, de um público de difícil caracterização, por conta de suas diferenciadas motivações e, também, de certa forma desassistido, por envolver um novo modo de consumo que ainda não conta com qualquer regulamentação para as embalagens dos alimentos que guarnecem esse nicho. A presente pesquisa busca trazer à tona essa problemática, objetivando abordar a regulamentação da rotulagem de alimentos vegetarianos e veganos no Brasil, bem como delinear o impacto dos elementos identificadores na decisão de compra de tão específico grupo de consumidores. O estudo identifica-se como transversal, exploratório, descritivo e com análise quantitativa. A pesquisa foi conduzida de forma totalmente online, contando com 136 (cento e trinta e seis) indivíduos participantes. Os dados, obtidos através de um instrumento de coleta de dados, foram tratados no software PSPP. Concluiu-se que a regulamentação da rotulagem voltada aos vegetarianos/veganos ainda não está implementada no Brasil. Em relação à caracterização do público participante da pesquisa, obteve-se resultado equivalente ao encontrado em outros trabalhos já desenvolvidos no mesmo segmento, sendo formado, em sua maioria, por mulheres jovens e adultas. No que se refere à intenção de compra, verificou-se que, além do fator renda, fora justamente a dificuldade de identificação de produtos veganos um dos principais obstáculos para a sua aquisição.
Abstract/Resumen: The vegetarian and vegan population is growing rapidly in Brazil, currently comprising roughly 30 (thirty) million Brazilians, which corresponds to 14% (fourteen percent) of the population. It is, however, a public that is difficult to characterize, due to their different motivation and, also, in a way, unattended, because it involves a new mode of consumption that still does not have any regulation for the packaging of foods that belongs to this niche market. The present research seeks to bring this issue to light, aiming to address the regulation of the labeling of vegetarian and vegan foods in Brazil, as well as outlining the impact of identifying elements in the purchase decision of such a specific group of consumers. The study is identified as cross-sectional, exploratory, descriptive and with quantitative analysis. The survey was conducted entirely online, with 136 (one hundred and thirtysix) participating individuals. The data, obtained through a data collection instrument, were processed in the PSPP software. It was concluded that the regulation of labeling aimed at vegetarians/vegans has not yet been implemented in Brazil. Regarding the profiling of the public participating in the research, the result obtained was equivalent to that found in other works already developed in the same segment, consisting mostly of young and adult women. With regard to purchase intention, it was found that, in addition to the income factor, the difficulty of identifying vegan products was one of the main obstacles to their acquisition.
Palavras-chave: Rotulagem de Alimentos
Vegetarianismo
Comportamento do Consumidor
Consumo de Alimentos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5451
Data do documento: 30-Mar-2022
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