Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5452
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Transtornos alimentares e transtorno dismórfico corporal: um perfil sócio-alimentar de homens gays universitários
Autor(es): Batista, Alicia Doerlitz
Primeiro Orientador: Martins, Emerson
Resumo: Este estudo apresenta um perfil sócio alimentar de homens gays universitários, observando a prevalência no diagnóstico de transtornos alimentares e de transtorno dismórfico corporal (vigorexia), o nível de atividade física e a insatisfação corporal. Metodologicamente, utilizouse de uma abordagem quantitativa e de caráter exploratório, sem amostra, por adesão da população. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários autoaplicáveis e de forma online. As análises realizadas foram descritivas de frequência. O estudo totalizou 39 participantes, de regiões diversas do Brasil, com média etária de 23 anos e com residência em áreas urbanas. Os resultados apresentam que: entre os participantes, a maioria realiza sozinha e em casa suas refeições; Mais da metade da amostra indicou estar muito insatisfeito com seus corpos, sendo que apenas 1 indivíduo indicou possuir diagnóstico para bulimia nervosa e vigorexia; 25% da população estudada sente que possuí algum transtorno alimentar, destacando a subnotificação e as questões de gênero e de orientação sexual no concernente aos transtornos alimentares e dismórficos; os participantes indicaram comportamentos de risco, como dietas restritivas, episódios de compulsão e compensação e abuso de medicamentos sem supervisão e outros; entre os participantes 61,5% demonstraram o desejo de possuir outro corpo por ser homossexual; o participante diagnosticado com um transtorno referiu atividade física de nível moderado.
Palavras-chave: Transtornos Nutricionais
Comportamento Alimentar
Homens
Homossexuais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5452
Data do documento: 4-Mar-2022
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.