Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5474
Tipo: Monografia
Título: A participação da família em tempos de pandemia no processo educacional das crianças
Autor(es): Bocca, Gessica Caroline Alberti Dallagnol
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Johann, Magali Maria
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: O presente trabalho teve como tema de pesquisa a participação da família no processo educacional das crianças. A fim de aprofundar essa temática, elencou-se o seguinte problema de pesquisa: quais as percepções das famílias, de uma turma de segundo ano do ensino fundamental, de uma escola pública da região do Alto Uruguai, possuem sobre sua participação no processo educacional de seus/as filhos/as durante o período da pandemia? A pesquisa objetivou investigar a participação da família em tempos de pandemia, a fim de compreender os desafios enfrentados no processo educacional das crianças, tendo em vista que nos anos de 2020 e 2021 o mundo passou a vivenciar uma pandemia global impossibilitando com que a educação fosse presencial. Desde então, o ensino remoto vigorou no âmbito educacional por um determinado espaço de tempo e coube à família participar de boa parte do processo educacional das crianças. A investigação da pesquisa apresentou-se por uma abordagem qualitativa, bibliográfica e de campo que se referenciaram nos seguintes autores/as: Severino (2007), Sousa; Oliveira; Alves (2021), Moraes (1999) e outros. Para coleta de dados escolhido foi o questionário, no qual foi enviado de forma presencial às famílias das crianças de uma turma de 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública, da região do Alto Uruguai Gaúcho. Por meio da análise de dados foi possível estabelecer três categorias de pesquisa, sendo elas: Participação na vida escolar dos filhos; Pandemia e ensino remoto: as possibilidades frente ao inevitável e Interação família e escola: a contribuições desse processo. O embasamento teórico estabeleceu-se a partir da leitura e reflexão de: Johann (2018), Prado (2013), Rocha (2018), Souza (2009), Santos (2021), Szymnski (2004), Witer (2011), dentre outros. Com os resultados da pesquisa foi possível perceber o quanto o processo de ensino remoto modificou a escola e a família em pouco tempo. As mudanças repentinas na vida de todos os envolvidos na educação não deram escolhas a não ser aprender e ensinar em suas residências durante o isolamento social. Analisando os questionários enviados para as famílias, observou-se que as mesmas, muitas vezes, não sabiam ensinar seus/as filhos/as, não tinham paciência, tempo e também relataram que não conseguiam o envolvimento e concentração da criança como acontece na escola. A preocupação com a alfabetização dessas crianças de modo remoto, também foi uma percepção apontada pelas famílias, sendo que o vínculo entre família e escola se unificou em decorrência desse período. A escola e educadores trabalharam muito para que o conhecimento chegasse às crianças e, consequentemente, às famílias, que pelo acesso à internet com encontros online e/ou material impresso, para aqueles que não tinham acesso as tecnologias digitais, foram disponibilizados. Além disso, os professores permaneceram acompanhando às crianças e dando suporte pedagógico para as famílias sempre que necessário. Assim, ao final da pesquisa, foi possível afirmar que a participação da família é muito importante para os processos educacionais das crianças, bem como para o desenvolvimento integral das mesmas.
Abstract/Resumen: The present work had as its research theme thefamily participation in the children's educational process. In order to deepen this theme, the following research problem was listed: what are the families perceptions, from a second year class of elementary school, from a public school in Alto Uruguai region, do they have about their participation in the educational process about their children during the pandemic period? The research aimed to investigate the family participation in pandemic times, in order to understand the challenges faced in the children educational process given that in the years 2020 and 2021 the world began to experience a global pandemic, making it impossible for education was face-to- face. Since then, remote teaching has been in force in educational field for a certain period of time and it was up to the family to participate in a large part of children's educational process. The research investigation was presented by a qualitative, bibliographic and field approach that was referenced by the following authors: Severino (2007), Sousa; Oliveira; Alves (2021), Boccato (2006), Moraes (1999) and others. For collection data, the questionnaire was chosen, in which it was sent in person to the children’s family in a 2nd year class of the initial series of Elementary School, in a public school, in Alto Uruguai Gaúcho region. Through this data analysis, it was possible to establish three research categories, namely: Participation in the children's school life; Pandemic and remote teaching: the possibilities in the inevitable face and Family, and school interaction: the process contributions. The theoretical basis was established from reading and reflection of: Johann (2018), Prado (2013), Rocha (2018), Souza (2009), Santos (2021), Szymnski (2004), Witer (2011), among others. With the research results, it was possible to perceive how much the remote teaching process changed the school and the family in a short time. The sudden changes in the lives of everyone involved in education gave no choice but to learn and teach in their homes during social isolation. Analyzing the questionnaires sent to families, it was observed that they often didn’t know how to teach their children, they didn’t have the patience, time and also reported that they didn’t get the child's involvement and concentration as happens at school. The concern with literacy about these children remotely was also a perception pointed out by the families, and the bond between family and school was unified as a result in this period. The school and educators worked hard so that knowledge reached the children and, consequently, the families, which were made available through access to the internet with online meetings and/or printed material, for those who didn’t have access to digital technologies. In addition, the teachers continued to accompany the children and provide pedagogical support to the families whenever necessary. Thus, at the end of the research, it was possible to affirm that family participation is very important for children's educational processes, as well as for their integral development.
Palavras-chave: Participação da Família
Escola
Ensino Remoto
Processo Educacional
Pandemia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5474
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOCCA.pdf739,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.