Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5476
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Tecnologias digitais na educação
Autor(es): Dall Agnol, Genessi Aparecida Schvatz de Fante
Primeiro Orientador: Seganfredo, Katia Aparecida
Primeiro coorientador: Bordignon, Lorita Helena Campanholo
Resumo: Este trabalho aborda a temática tecnologias digitais na educação e seu objetivo central é investigar no documento da Base Nacional Comum Curricular e em publicações científicas, elementos que abordem sobre o uso das tecnologias digitais na educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: abordar o conceito de tecnologias, mídias e Tecnologias da Informação e Comunicação com base em referencial bibliográfico, analisar os apontamentos da Base Nacional Comum Curricular para uso das tecnologias nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e discutir as potencialidades e as limitações do uso das tecnologias digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A questão central da pesquisa é: Nacional Comum Curricular e publicações científicas abordam as tecnologias digitais na educação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Trata-se de estudo qualitativo de caráter bibliográfico. Para fins de estudo, tem-se as contribuições dos autores: Fagundes (2011), Kenski (2012); Bannell (2016); Junior, Menez, Wunsch (2018); Moran (2000); Pacheco (2019); Pasquali, Fontana (2014); Abreu (2019), Flores (2020), Setzer, (2020); Maia, Matias (2017), UNESCO (2009). Como resultado, apresentamos as tecnologias como possibilidade para promover o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que as tecnologias permeiam o contexto dos educandos, isto é, faz parte da vida dos sujeitos por motivar, prender a atenção, tornar o espaço de sala de aula dinâmico e atrativo. As TICs dispõem de informações e o professor é mediador para que o educando possa se empoderar das informações, compreendê-las para melhor fazer usos na construção do conhecimento. As TICs, aliadas ao planejamento educativo, estimulam o pensamento criativo, crítico e lógico e, deste modo, ampliam a compreensão de si, do mundo pela interação social. A Internet tem potencial, em especial neste momento de pandemia, porém, ela é desigualmente partilhada entre os indivíduos.
Abstract/Resumen: This research has as theme the digital technologies in the education and its central objective is to investigate in the document of the Common National Curricular Base and in the scientific publications, elements that show the use of the technologies in the early years of the elementary school. The specific objectives are: to approach the concept of technologies, media, and Information and Communication Technology, based on bibliographic reference, to analyze the considerations of the Common National Curricular Base for the use of technologies in the early years of elementary school, and to discuss the potentials and the limitations of the use of digital technologies in the early years of the elementary school. The main research question is: How the CNCB and scientific publications approaches the technologies in the early years of the elementary school? It is a qualitative study with bibliographic and documentary character. For this study, there are the authors’ contributions: Fagundes (2011); Kenski (2012); Bannell (2016); Junior, Menez, Wunsch (2018); Moran (2000) Pacheco (2019); Pasquali, Fontana (2014); Abreu, Setzer, (2020); Maia, Matias (2017); UNESCO (2009). As a result, we showed the technologies as a possibility to promote the teaching and learning process, since technologies permeate the students’ context, that is, they are part of the people’s life motivate, hold attention and make the classroom space dynamic and attractive. The ICTs dispose information and the teacher is a mediator, therefore, the student can empower himself/herself with information, understand it, in order to make the best use of knowledge construction. The ICTs, allied to the educational planning, encourage the creative, critical and logical thinking and, in this way, enlarge the self-understanding, the world by the social interaction. The Internet has potential, specially in this moment of pandemic, however, it is unevenly shared between the individuals.
Palavras-chave: Mídias sociais
Tecnologiais
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5476
Data do documento: 17-Mar-2021
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGNOL.pdf345.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.