Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5477
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Reali, Noeli Gemelli-
dc.creatorRosa, Patricia Teodoro da Silva Lemes da-
dc.creatorZeppe, Regiane Renata-
dc.date2021-03-20-
dc.date.accessioned2022-05-06T13:07:44Z-
dc.date.available2022-05-05-
dc.date.available2022-05-06T13:07:44Z-
dc.date.issued2021-03-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5477-
dc.description.abstractFilms are made of aesthetic, political, philosophical and pedagogical strength that can entertain, announce, report ou reveal something. Through them we can know, comprehend and analyze life, powers, social relations and cultural structures. Pixote, a Lei do Mais Fraco, by Héctor Babenco (1980), is transformed into a real class. Why should it be studied in the Pedagogy Course? What is its analytical/ pedagogical power to comprehend the abandoned childhood? How can this film assist teacher’s training? Our study positions itself in the methodological possibilities of the cartographic plan. The film is transformed into a class that no one should miss because complex concepts of childhood, abandoned childhood, inequality, social injustice, class struggles, violence against children and capitalism pass through our eyes in form of images. Through images, the film arouses a symptom: public policies to support childhood and deep structural economic changes are needed in politics and education. The film shows that there is an absent childhood in teacher’s training, but that is still present in Brazilian society.pt_BR
dc.description.resumoO cinema se faz de potências estéticas, políticas, filosóficas e pedagógicas que podem entreter, anunciar, denunciar ou revelar algo. Por meio dele podemos conhecer, compreender e analisar a vida, os poderes, as relações sociais e as estruturas culturais. Pixote, a Lei do mais fraco, de Hector Babenco (1980), transforma-se numa verdadeira aula. Porque ele deveria ser estudado no curso de Pedagogia? Qual sua potência analítico/pedagógica para compreender a infância abandonada? Como este filme pode ajudar na formação docente? Nosso estudo situa-se nas possibilidades metodológicas do plano cartográfico. O filme transforma-se numa aula que ninguém pode perder porque diante de nossos olhos passam, em forma de imagens, conceitos complexos de infâncias, infância abandonada, desigualdade, injustiça social, de luta de classes, de violência contra crianças, de capitalismo. Por meio de imagens, o filme acorda um sintoma: é preciso políticas públicas para a infância e mudanças estruturais profundas na economia, na política e na educação. O filme mostra que existe uma infância muitas vezes ausente na formação docente, entretanto viva na sociedade brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-05-05T11:04:49Z No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 427720 bytes, checksum: 56a7c9fd7911384dae22c45f3281e5be (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-06T13:07:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 427720 bytes, checksum: 56a7c9fd7911384dae22c45f3281e5be (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-06T13:07:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSA.pdf: 427720 bytes, checksum: 56a7c9fd7911384dae22c45f3281e5be (MD5) Previous issue date: 2021-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.titlePixote: a aula que não podemos perderpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA.pdf417,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.