Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5477
Type: Artigo Cientifico
Título : Pixote: a aula que não podemos perder
Author: Rosa, Patricia Teodoro da Silva Lemes da
Zeppe, Regiane Renata
First advisor: Reali, Noeli Gemelli
Resume: O cinema se faz de potências estéticas, políticas, filosóficas e pedagógicas que podem entreter, anunciar, denunciar ou revelar algo. Por meio dele podemos conhecer, compreender e analisar a vida, os poderes, as relações sociais e as estruturas culturais. Pixote, a Lei do mais fraco, de Hector Babenco (1980), transforma-se numa verdadeira aula. Porque ele deveria ser estudado no curso de Pedagogia? Qual sua potência analítico/pedagógica para compreender a infância abandonada? Como este filme pode ajudar na formação docente? Nosso estudo situa-se nas possibilidades metodológicas do plano cartográfico. O filme transforma-se numa aula que ninguém pode perder porque diante de nossos olhos passam, em forma de imagens, conceitos complexos de infâncias, infância abandonada, desigualdade, injustiça social, de luta de classes, de violência contra crianças, de capitalismo. Por meio de imagens, o filme acorda um sintoma: é preciso políticas públicas para a infância e mudanças estruturais profundas na economia, na política e na educação. O filme mostra que existe uma infância muitas vezes ausente na formação docente, entretanto viva na sociedade brasileira.
Resumen : Films are made of aesthetic, political, philosophical and pedagogical strength that can entertain, announce, report ou reveal something. Through them we can know, comprehend and analyze life, powers, social relations and cultural structures. Pixote, a Lei do Mais Fraco, by Héctor Babenco (1980), is transformed into a real class. Why should it be studied in the Pedagogy Course? What is its analytical/ pedagogical power to comprehend the abandoned childhood? How can this film assist teacher’s training? Our study positions itself in the methodological possibilities of the cartographic plan. The film is transformed into a class that no one should miss because complex concepts of childhood, abandoned childhood, inequality, social injustice, class struggles, violence against children and capitalism pass through our eyes in form of images. Through images, the film arouses a symptom: public policies to support childhood and deep structural economic changes are needed in politics and education. The film shows that there is an absent childhood in teacher’s training, but that is still present in Brazilian society.
Palabras clave : Cultura
Cinema
Infância
Formação continuada de professores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5477
Fecha de publicación : 20-mar-2021
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROSA.pdf417,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.