Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5478
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Alfabetização/letramento de crianças filhos (as) dos imigrantes e de crianças imigrantes
Autor(es): Dorce, Caleb
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: Este estudo apresenta algumas reflexões relativas aos processos de alfabetização e letramento, em atenção às singularidades educativas destinadas às crianças imigrantes e/ou filhas de imigrantes inseridas em escolas das redes públicas, estadual e municipal em diferentes regiões do país. Trata-se de uma exigência acadêmica denominada Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia da UFFS, Campus Chapecó (SC). A proposição em tela, se constituiu numa pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, do “tipo estado do conhecimento”, capturada junto às bases eletrônicas da CAPES, do IBITC e da SCIELO; ancoradas nas seguintes expressões de busca: crianças imigrantes; educação básica para crianças imigrantes; alfabetização/letramento de crianças imigrantes. A análise e interpretação dos resultados, ancorou-se nas contribuições da Análise de Conteúdo, sintetizada por Trivinos (1989), como pré análise; análise categorial e análise inferencial. Nesta busca foram localizados 09 documentos (5 dissertações e 4 artigos), os quais se constituíram no escopo deste estudo em atenção a busca ensejada. É oportuno destacar a preocupação dos pais cidadãos imigrantes com a educação, escolarização e aprendizagem da língua por seus filhos. No entanto, as evidências dão conta de que ainda há uma carência de políticas de atenção e de inclusão efetiva para a alfabetização das crianças estrangeiras, particularmente tendo em vista suas especificidades culturais. E meritório destacar que ao chegarem ao país, as crianças imigrantes e ou as filhas de imigrantes, aqui nascidas, são impelidas a se adaptarem à escola e à realidade desta, sem contrapartida de adaptação coerente às suas expectativas. Nesse contexto, são silenciadas e/ou ignoradas na maioria das vezes. Inúmeros desafios são anunciados nos estudos feitos, sem, no entanto, adentrar a possibilidades reais, capazes de contribuir para a construção de um processo de trocas, típicas da diversidade cultural, considerando suas possibilidades e contradições
Abstract/Resumen: This study presents some reflections related to the literacy and literacy processes, in attention to the educational singularities aimed at immigrant children and/or immigrant children enrolled in public, state and municipal schools. This is an academic requirement called Completion Work of the Pedagogy Course at UFFS, Campus Chapecó (SC). The proposition on screen consisted of a bibliographical research, of a qualitative nature, of the “state of knowledge type”, captured from the electronic databases of CAPES, IBITC and SCIELO. The search words used in this cartographic survey were: immigrant children; basic education for immigrant children; literacy/literacy of immigrant children. The analysis and interpretation of the results was based on the contributions of Content Analysis, summarized by Trivinos (1989), as a pre-analysis; categorical analysis and inferential analysis. 09 documents were located (05) dissertations and (04)articles), which constituted the scope of this study in attention to the desired search. It is worth highlighting the concern of foreign parents with education, schooling and language learning for their children. However, evidence shows that there is still a lack of attention and effective inclusion policies for the literacy of foreign children, safeguarding their cultural specificities. Upon arriving in the country, immigrant children are compelled to adapt to the school and its reality, with no counterpart of adapting coherently to their expectations. In thiscontext, they are silenced and/or ignored most of the time. Numerous challenges are announced in the studies carried out, without, however, entering into real possibilities, capable of contributing to the construction of a process of exchanges, typical of diversity, considering its possibilities and contradictions.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Alfabetização
Crianças
Imigrantes
Formação continuada de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5478
Data do documento: 3-Mar-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DORCE.pdf712,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.