Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5500
Tipo: Monografia
Título: A(Compreensão em) leitura e o cenário do ensino médio: o leitor, suas leituras e suas habilidades em leitura
Autor(es): Dias, Lucas
Primeiro Orientador: Finger-Kratochvil, Claudia
Primeiro membro da banca: Baretta, Luciane
Segundo membro da banca: Ribeiro, Claudimir
Resumo: Neste trabalho, inicialmente, duas frentes são necessárias. Em uma, iremos abordar quais são as competências para compreensão em leitura no processo avaliativo dos testes Pisa e CF-K. Temos a intenção de conhecer os níveis de proficiência leitora dos alunos bem como a interação que ocorre entre o texto, leitor e suas tarefas de compreensão, e se essas influenciam nos resultados obtidos especificamente no público leitor do Ensino Médio. Na fundamentação teórica, iremos explicar os conceitos de pesquisadores sobre a Leitura e as concepções de Compreensão usando base teórica fundamentada em documentos oficiais do PISA (2018), e autores como Leffa (1996), Alliende e Condemarín (2005) e Smith (2003). Na 2° parte, adotaremos um teste de compreensão, desenvolvido por (FINGER-KRATOCHVIL, 2010), que avalia o nível de leitura dos participantes do Ensino Médio. Para entender como funciona o teste que avalia o desempenho da competência leitora, buscaremos em um segundo momento analisar uma amostra significativa de respostas dos alunos do 2° ano do Ensino Médio, resultantes da aplicação do teste CF-K utilizando uma amostra de 20 participantes, parte de um banco de dados.O trabalho de análise será feito a partir da Unidade de Leitura (UL01) do teste CF-K. A UL01 é composta por 2 questões e um texto informativo denominado “Império da Dúvida”, com o objetivo de investigar as habilidades e níveis de leitura dos estudantes. Os dados dos alunos são descritos no conjunto conforme o desempenho dentro de cada questão na UL01, correlacionando com as atitudes e posicionamentos leitores como o (tempo que empregam na leitura, quais materiais costuma ler e sua relação com a leitura por prazer) que os alunos afirmam ter, considerando um questionário. A análise dos dados será feita de forma quali-quantitativa
Abstract/Resumen: En este trabajo, inicialmente, son necesarios dos frentes. En uno abordaremos cuáles son las habilidades para la comprensión en lectura en el proceso de evaluación de las pruebas Pisa y CF-K. Pretendemos conocer los niveles de competencia lectora de los estudiantes, así como la interacción que se produce entre el texto, el lector y sus tareas de comprensión, si esta influencia influye en los resultados obtenidos específicamente en el público lector de Secundaria. En la fundamentación teórica, explicaremos los conceptos de los investigadores sobre la Lectura y las concepciones de la Comprensión utilizando una base teórica basada en documentos oficiales PISA (2018), y autores como Leffa (1996), Alliende y Condemarín (2005) y Smith (2003). En la 2ª parte, adoptaremos una prueba de comprensión, desarrollada por (FINGER-KRATOCHVIL, 2010), que evalúa el nivel de lectura de los participantes de la escuela secundaria. Para comprender cómo funciona la prueba que evalúa el desempeño de la competencia lectora, buscaremos en un segundo momento analizar una muestra significativa de respuestas de estudiantes de 2° año de secundaria, resultantes de la aplicación de la prueba teste CF-K utilizando una muestra de 20 participantes, parte de una base de datos. El trabajo de análisis se realizará desde la Unidade de Leitura (UL01) del teste CF-K. UL01 está compuesto por 2 preguntas y un texto informativo llamado “Imperio de la duda”, con el objetivo de investigar las habilidades y niveles de lectura de los estudiantes. Los datos de los estudiantes se describen como un todo de acuerdo con el desempeño dentro de cada pregunta en la UL01, en correlación con las actitudes y posiciones de los lectores tales como (tiempo que pasan leyendo, qué materiales leen habitualmente y su relación con la lectura por placer) que los estudiantes afirman tener, considerando un cuestionario. El análisis de datos se realizará de forma cualitativa-cuantitativa.
Palavras-chave: Linguística
Leitura
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5500
Data do documento: 10-Fev-2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS.pdf697,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.