Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5501
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Discurso, conscientização ambiental e sustentabilidade: análise ecolinguística de jornais de Chapecó-SC em tempos de pandemia
Autor(es): Foelkel, Ester
Primeiro Orientador: Ferreira, Eric Duarte
Resumo: A ecolinguística é incipiente no Brasil. Poucos estudos envolvendo a quantificação da consciência ambiental na mídia foram realizados. Assim, ao mesmo tempo em que análises ecolinguística se fazem necessárias em Chapecó, se desconhece o impacto que o coronavírus causou nas notícias da mídia referentes ao ambiente. Dessa forma, o presente trabalho realizou uma análise do discurso da conscientização ambiental em dois jornais chapecoenses, “SulBrasil” e “Diário do Iguaçu”, durante a semana mundial do meio ambiente (SMMA) em 2019 e 2020. Os temas relacionados à sustentabilidade foram quantificados, assim como ilustrações e textos que remetem ao meio ambiente. Outrossim, as matérias ambientais foram divididas de acordo com a localização geográfica que noticiavam. Nisso, para as SMMA, as palavras relacionadas ao meio ambiente foram contadas, diferenciadas por sessão, por data e por jornal. Ademais, na SMMA de 2020, as palavras covid, coronavírus e pandemia também foram quantificadas e separadas. Também, as matérias ambientais nas SMMA foram separadas em três focos: agronegócio, consciência ambiental e educação ambiental. Como resultados, os jornais apresentaram porcentagens médias totais de matérias ambientais nas SMMA: 22,56% e de 8,15% em 2019 e 2020, respectivamente, no “SulBrasil”, e 7,64% e 5,66% no “Diário do Iguaçu”. As matérias sobre pandemia foram 22,33% no “Diário do Iguaçu” e 36,3% no “SulBrasil”. As temáticas “ambiental” e “pandemia” estiveram mais presentes em sessões genéricas. O foco referente ao agronegócio mostrou-se bastante representativo. Conclui-se que os esforços de criticidade ambiental registrados na SMMA de 2019 foram perdidos para o ano seguinte.
Palavras-chave: Ecolinguística
Linguística
Pandemia
Informação
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5501
Data do documento: 18-Nov-2021
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOELKEL.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.