Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5512
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Literatura e Identidade: uma resposta mítica a um problema nacional
Autor(es): Riedel, Caroline Rojas
Primeiro Orientador: Vaccaro, Santo Gabriel
Resumo: Este trabalho tem como propósito identificar os mecanismos de criação de identidade nacional através de diversos procedimentos entre os quais se encontra a literatura. Para isso, estuda-se o exemplo da literatura argentina, a qual serve aos propósitos de setores dominantes que governam o país de impor uma ideia de ser nacional baseada em protótipos míticos e históricos como o gaúcho ou o criollo e que se contrapõem a uma figura dominante de fines de século XIX e inícios do XX, o imigrante. Assim Leopoldo Lugones, poeta nacionalista, colocará o mítico gaucho dos pampas como o representante oficial de uma argentinidade ameaçada pelo “gringo” e Jorge Luis Borges, identificando esse procedimento arbitrário e parcial, mostrará outro modelo que também não representa a uma totalidade ou a um povo tão heterogêneo como o argentino, e exibirá como se constrói um mito nacional com sua personagem dos subúrbios, o compadrito.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene como objetivo identificar los mecanismos de creación de identidad nacional a través de varios procedimientos, entre los que se encuentra la literatura. Para ello, se estudia el ejemplo de la literatura argentina, que sirve a los propósitos de los sectores dominantes que gobiernan el país para imponer una idea de nacionalidad a partir de prototipos míticos e históricos como el gaucho o el criollo y que se oponen a una figura dominante de fines del siglo XIX y principios del XX, el inmigrante. Así, Leopoldo Lugones, poeta nacionalista, colocará al mítico gaucho de la pampa como representante oficial de una comunidad argentina amenazada por el “gringo” y Jorge Luis Borges, identificando este procedimiento arbitrario y parcial, mostrará otro modelo que tampoco representa una totalidad o un pueblo tan heterogéneo como el argentino, 1y mostrará cómo construir un mito nacional con su personaje del arrabal, el compadrito.
Palavras-chave: Identidade
Nacionalidade
Mito
Jorge Luis Borges
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5512
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RIEDEL.pdf401,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.