Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de-
dc.contributor.referee1Bampi, Susiane Maria-
dc.contributor.referee2Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorDal Bosco, Emelise Isabel-
dc.date2022-04-14-
dc.date.accessioned2022-05-12T19:24:04Z-
dc.date.available2022-05-09-
dc.date.available2022-05-12T19:24:04Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5518-
dc.description.abstractThis course conclusion work has as its central objective the Heuristic Play in Early Childhood Education. The main aspect of this study was to investigate the role of Heuristic Play, thought as a pedagogical proposal, for the learning and development of babies and very young children in a municipal nursery located in Estação, a city in the north of Rio Grande do Sul. The work presents a qualitative methodological approach and it was developed from a documental analysis of the political-pedagogical project and school regiment of the institution. As a complementary strategy to the research, a questionnaire was applied to the institution's teachers, in order to investigate what meanings are attributed to the practice with heuristic games, treasure baskets and experimentation trays. The constructed data were analyzed from the understanding of learning and human development in the theoretical approach of Jean Piaget and Lev Vygotsky. It is also based on Elinor Goldschmied, for being the propeller of the Heuristic Play approach. In addition to expanding conceptions of learning and development in Early Childhood Education, the study promotes a reflection on teaching in nursery and points out that Heuristic Play may be an opportunity for babies and very young children to investigate, discover and learn about themselves and the others, in the cultural and social environment in which they are inserted.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central o brincar heurístico na Educação Infantil. O principal aspecto deste estudo foi investigar o papel do brincarheurístico, pensado como uma proposta pedagógica, para a aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas, em uma creche municipal situada em Estação, município ao norte do Rio Grande do Sul. O trabalho, de abordagem metodológica qualitativa, desenvolveu-se a partir de uma análise documental do projeto político-pedagógico e regimento escolar da instituição. Como estratégia complementar à pesquisa, aplicou-se um questionário às professoras da instituição, com o intuito de investigar que sentidos são atribuídos à prática com jogos heurísticos, cestos de tesouros e bandejas de experimentação. Os dados construídosforam analisados a partir da compreensão de aprendizagem e desenvolvimento humano na abordagem teórica de Jean Piaget e Lev Vygotsky. Tambem está embasado em Elinor Goldschmied, por ser a propulsora da abordagem do brincar heurístico. Além de ampliar concepções de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, o estudo promove uma reflexão sobre a docência na creche e aponta que o brincar heurístico pode ser uma oportunidade para que bebês e crianças bem pequenas, investiguem, descubram e aprendam sobre si e o outro no meio cultural e social em que estão inseridos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-05-12T12:02:36Z No. of bitstreams: 1 DAL BOSCO.pdf: 1768049 bytes, checksum: 2bd167bec3a3ba877512ddb35627bc68 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-12T19:24:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DAL BOSCO.pdf: 1768049 bytes, checksum: 2bd167bec3a3ba877512ddb35627bc68 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T19:24:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAL BOSCO.pdf: 1768049 bytes, checksum: 2bd167bec3a3ba877512ddb35627bc68 (MD5) Previous issue date: 2022-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincar Heurísticopt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleContribuições do brincar heurístico para aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas em uma escola de Estação-RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAL BOSCO.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.