Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5518
Type: Monografia
Título : Contribuições do brincar heurístico para aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas em uma escola de Estação-RS
Author: Dal Bosco, Emelise Isabel
First advisor: Moraes, Elise Helene Moutinho Bernardo de
metadata.dc.contributor.referee1: Bampi, Susiane Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo central o brincar heurístico na Educação Infantil. O principal aspecto deste estudo foi investigar o papel do brincarheurístico, pensado como uma proposta pedagógica, para a aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças bem pequenas, em uma creche municipal situada em Estação, município ao norte do Rio Grande do Sul. O trabalho, de abordagem metodológica qualitativa, desenvolveu-se a partir de uma análise documental do projeto político-pedagógico e regimento escolar da instituição. Como estratégia complementar à pesquisa, aplicou-se um questionário às professoras da instituição, com o intuito de investigar que sentidos são atribuídos à prática com jogos heurísticos, cestos de tesouros e bandejas de experimentação. Os dados construídosforam analisados a partir da compreensão de aprendizagem e desenvolvimento humano na abordagem teórica de Jean Piaget e Lev Vygotsky. Tambem está embasado em Elinor Goldschmied, por ser a propulsora da abordagem do brincar heurístico. Além de ampliar concepções de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, o estudo promove uma reflexão sobre a docência na creche e aponta que o brincar heurístico pode ser uma oportunidade para que bebês e crianças bem pequenas, investiguem, descubram e aprendam sobre si e o outro no meio cultural e social em que estão inseridos.
Resumen : This course conclusion work has as its central objective the Heuristic Play in Early Childhood Education. The main aspect of this study was to investigate the role of Heuristic Play, thought as a pedagogical proposal, for the learning and development of babies and very young children in a municipal nursery located in Estação, a city in the north of Rio Grande do Sul. The work presents a qualitative methodological approach and it was developed from a documental analysis of the political-pedagogical project and school regiment of the institution. As a complementary strategy to the research, a questionnaire was applied to the institution's teachers, in order to investigate what meanings are attributed to the practice with heuristic games, treasure baskets and experimentation trays. The constructed data were analyzed from the understanding of learning and human development in the theoretical approach of Jean Piaget and Lev Vygotsky. It is also based on Elinor Goldschmied, for being the propeller of the Heuristic Play approach. In addition to expanding conceptions of learning and development in Early Childhood Education, the study promotes a reflection on teaching in nursery and points out that Heuristic Play may be an opportunity for babies and very young children to investigate, discover and learn about themselves and the others, in the cultural and social environment in which they are inserted.
Palabras clave : Educação Infantil
Brincar Heurístico
Creche
Docência
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5518
Fecha de publicación : abr-2022
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DAL BOSCO.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.