Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lepke, Sonize-
dc.contributor.referee1Marcon, Carine-
dc.contributor.referee2Ziesmann, Cleusa Inês-
dc.creatorCorassa, Tainá Deffaci-
dc.date2022-04-04-
dc.date.accessioned2022-05-12T19:28:51Z-
dc.date.available2022-05-09-
dc.date.available2022-05-12T19:28:51Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5520-
dc.description.abstractThis research sought to understand what teachers, School Management Team and Municipal Education Secretary know about Libras and mainly to investigate the reasons, challenges and possibilities of offering it in Kindergarten. For this a qualitative approach of bibliographic to present was carried out: when describing about Libras in Brazil, the legal aspects of Inclusive Education, the culture and the deaf identity and kindergarten kids; and a case study: contextualizing the school through the Pedagogical Political Project and the analysis of the data collected through the questionnaires answered by the aforementioned participants. For the theoretical reference were used documents such as: Law nº 10.436/02; Decree No. 5,626/05; National Curriculum Guidelines for Basic Education (2013); Common Curriculum National Base (2017); Federal Constitution (1988); National Politics on Special Education from the perspective of Inclusive Education (2008); and authors such as Becchi (2012); Kohan (2010); Fávero (2007); Rocha (2018); Silveira (2005); Prodanov (2013); Yin (2001); Moraes; Galiazzi (2007); Saviani (2009); Gatti (2010); Nobile (2013); Fonseca; Araújo (2021); among others, which were of paramount importance for us to understand what the research participants reported in the questionnaires. Finally, it was found that the non-offer of Libras at school presented three apparent reasons and challenges that are: not having a deaf child in the institution; the non-possibility of this teaching in the other stages of basic education; and the lack of trained professionals in Libras. As for the possibility, answers were listed such as including deaf children, in addition to presenting a new form of communication for the community, but that for this it is necessary to have children who need Libras at school.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa buscou compreender o que professores, equipe diretiva e secretária municipal de educação, sabem sobre a Libras e, principalmente, investigar quais são os motivos, os desafios e as possibilidades da oferta da mesma na pré-escola. Para tal, foi realizada uma abordagem qualitativa, de pesquisa bibliográfica: ao descrever sobre a Libras no Brasil, os aspectos legais da Educação Inclusiva, a cultura e a identidade surda e as crianças da pré- escola; e um estudo de caso: contextualizando a escola, através do Projeto Político Pedagógico, e a análise dos dados coletados através dos questionários respondidos pelos participantes supracitados. Para o referencial teórico foram utilizadas documentos como: Lei nº 10.436/02; Decreto nº 5.626/05; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013); Base Nacional Comum Curricular (2017); Constituição Federal (1988); Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008); e autores como Becchi (2012); Kohan (2010); Fávero (2007); Rocha (2018); Silveira (2005); Prodanov (2013); Yin (2001); Moraes; Galiazzi (2007); Saviani (2009); Gatti (2010); Nobile (2013); Fonseca; Araújo (2021); entre outros, que foram de suma importância para compreendermos o que os participantes da pesquisa relataram nos questionários. Por fim, constatou-se, que a não oferta de Libras na escola apresentou três motivos e desafios aparentes que são eles: não ter criança surda na instituição; a não possibilidade desse ensino nas demais fase da educação básica; e a falta de profissional capacitado em Libras. Quanto à possibilidade elencaram-se respostas como: a de incluir as crianças surdas, além de apresentar uma nova forma de comunicação para a comunidade, mas que para isso é preciso que se tenha crianças que necessitem da Libras na escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-05-11T11:19:59Z No. of bitstreams: 1 CORASSA.pdf: 733412 bytes, checksum: 510fd00ec0689a991c2c0976f45bb726 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-12T19:28:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CORASSA.pdf: 733412 bytes, checksum: 510fd00ec0689a991c2c0976f45bb726 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T19:28:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORASSA.pdf: 733412 bytes, checksum: 510fd00ec0689a991c2c0976f45bb726 (MD5) Previous issue date: 2022-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectConcepções docentespt_BR
dc.titleAs possibilidades e os desafios da oferta de libras na pré-escola em uma escola de educação infantil no norte gaúchopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORASSA.pdf716,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.