Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5522
Tipo: Monografia
Título: Fios das infâncias: produção, transmissão e circulação das culturas infantis no cotidiano da educação infantil
Autor(es): Borges, Franciele Correia
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Queila Almeida
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina
Segundo membro da banca: Fernandes, Cinthia Votto
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar como acontece a produção, a transmissão e a circulação da cultura entre as crianças no cotidiano da Educação Infantil. Considerando as crianças como sujeitos ativos, que ao atribuírem sentido às suas ações, interpretam o mundo em que vivem, tornam-se produtoras de cultura, as quais denominamos culturas infantis. Compreender como essas culturas são produzidas, como são transmitidas entre os pares e como circulam pelas diferentes infâncias pode contribuir com o trabalho docente na Educação Infantil, valorizando o lugar das crianças e oferecendo maior profundidade à escuta dos meninos e das meninas. Para investigar essas dimensões da cultura infantil, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa. A estratégia da Observação participante foi escolhida para realizar a etapa da pesquisa com as crianças de 2 a 3 anos de idade. Através de Mini-Histórias produzidas pela pesquisadora a partir da observação foram analisadas evidenciadas a produção, transmissão e a circulação das culturas infantis. Participaram também da pesquisa 4 professoras e 1 coordenadora pedagógica, através de uma entrevista escolhida como método para esta escuta docente. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede privada do município de Erechim / RS. A triangulação de dados foi a estratégia de análise escolhida, pela qual os dados produzidos nas etapas de observação e entrevista foram analisados à luz das teorias pedagógicas. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível identificar que as brincadeiras perpassam o convívio das famílias e são produzidas e socializas nas escolas como Culturas Infantis. Diante disso, posso afirmar que as crianças são produtoras de culturas principalmente nas brincadeiras e com isso as transmitem e as fazem circular. O brincar é o meio pelo qual esses três elementos acontecem e pudemos observar isso nas mini-histórias apresentadas. São os tempos de brincar, imaginar, apender e interagir que garantem as relações das Culturas Infantis.
Abstract/Resumen: The present work aimed to investigate how the production, transmission and circulation of culture among children takes place in the daily life of Early Childhood Education. Considering children as active subjects, who, by attributing meaning to their actions, interpret the world in which they live, become producers of culture, which we call children's cultures. Understanding how these cultures are produced, how they are transmitted among peers and how they circulate through different childhoods can contribute to the teaching work in Early Childhood Education, valuing the place of children and offering greater depth to the listening of boys and girls. The participant observation strategy was chosen to carry out the research stage with children from 2 to 3 years of age. Through Mini-Stories produced by the researcher, based on observation, the production, transmission and circulation of children's cultures were analyzed and experienced. The research was carried out in a private school in the city of Erechim/RS. Data triangulation was the chosen analysis strategy, through which the data produced in the observation and interview stages were analyzed in the light of pedagogical theories. With the development of the research, it was possible to identify that the games go beyond family interaction, and are produced and socialized in schools as Child Cultures. Facing this, I can say that children are producers of cultures, especially in games, and with that, they transmit and make them circulate. Playing is the means by which these three elements happen and we could observe this in the mini-stories presented. It is the time of playing, imagining, learning and interacting that guarantee relations of Children's Cultures.
Palavras-chave: Infância
Criança
Educação Infantil
Culturas Infantis
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5522
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BORGES.pdf15,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.