Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5523
Tipo: Monografia
Título: O brincar heurístico e suas contribuições na creche
Autor(es): Vieira, Chaiane
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Queila Almeida
Segundo membro da banca: Estreito, Milena Moraes do
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como intenção investigar a participação de crianças de Educação Infantil, na faixa etária de zero a três anos, em sessões que apresentavam o Brincar Heurístico em práticas educativas da instituição que frequentam em período integral. Neste sentido, dirigindo-se a temática “A importância do brincar heurístico para o desenvolvimento das crianças de Educação Infantil”. Partindo dessa realidade, emerge o problema desta investigação: Como o brincar heurístico na Educação Infantil influencia no desenvolvimento de crianças de zero a três anos? Nesse contexto entrelaçado à problemática, definimos o objetivo geral, em identificar e analisar as contribuições do trabalho pedagógico na Educação Infantil com o brincar heurístico como promotor do desenvolvimento infantil. Para alcançar esse objetivo, a metodologia enquadrou-se em algumas linhas, dentro delas, o estudo bibliográfico e a pesquisa de campo. Para embasar teoricamente os conceitos do Brincar Heurístico nas ações cotidianas com crianças bem pequenas, por meio das análises dos episódios de práticas pedagógicas, foram utilizados autores que refletissem sobre essas questões como: Kishimoto (2010), Kalló e Balog (2017), Barobosa e Richter (2015), Goldschimied e Jackson (2009), Fochi (2016), Araújo (2018), além dos documentos como Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Os resultados apontados foram de esclarecer formas de potencializar as propostas espontâneas das crianças bem pequenas, a partir das abordagens descritas, sendo que, ao analisar todas as situações vivenciadas desde o início em que decidi colocar em prática as sessões de brincar heurístico, é possível refletir sobre alguns elementos que devem ser considerados, a fim de garantir uma experiência de qualidade. Assim, as crianças ampliam seu conhecimento social e cognitivo e passam a ser atores em suas ações, através da abordagem do brincar heurístico.
Abstract/Resumen: The present work of conclusion of course had as intention to investigate the participation of children of Infantile Education, in the age group from zero to three years, in sessions that presented the Play Heuristic in educational practices of the institution that they attend full time. In this sense, addressing the theme “The importance of heuristic play for the development of children in Early Childhood Education”. Based on this reality, the problem of this investigation emerges: How does heuristic play in Early Childhood Education influence the development of children from zero to three years old? In this context intertwined with the problem, we defined the general objective, in identifying and analyzing the contributions of pedagogical work in Early Childhood Education with heuristic play as a promoter of child development. To achieve this objective, the methodology was framed in some lines, within them, the bibliographic study and field research. To theoretically support the concepts of Heuristic Play in everyday actions with very young children, through the analysis of episodes of pedagogical practices, authors who reflected on these issues were used, such as: Kishimoto (2010), Kalló and Balog (2017), Barobosa and Richter (2015), Goldschimied and Jackson (2009), Fochi (2016), Araújo (2018), in addition to documents such as the National Curricular Common Base and the Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. The results indicated were to clarify ways to enhance the spontaneous proposals of very young children, from the approaches described, and, when analyzing all the situations experienced since the beginning when I decided to put into practice the heuristic play sessions, it is possible to reflect about some elements that must be considered in order to guarantee a quality experience. Thus, children expand their social and cognitive knowledge and become protagonists in their actions, through the approach of heuristic play.
Palavras-chave: Brincar Heurístico
Educação Infantil
Contribuições
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5523
Data do documento: Mar-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIEIRA.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.