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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee1Guisso, Tainam Gabriele Pereira-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Roberto Carlos-
dc.creatorDlugokencki, Carolaine Fátima-
dc.date2022-04-04-
dc.date.accessioned2022-05-12T19:37:11Z-
dc.date.available2022-05-10-
dc.date.available2022-05-12T19:37:11Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5526-
dc.description.abstractThe present work investigates reading from the perspective of the National Curricular Parameters (PCN) and the National Curricular Common Base (BNCC). It has to analyze the reading conceptions in early years of Elementary School from the perspective of these two important national documents. This study arises due to the importance of emphasize what these documents show as there are many innovations (and some setbacks) in the National Curricular Common Base (BNCC) in relation to what the previous curriculum document proposed for work with reading at school, or the Portuguese Language National Curriculum Parameter (PCN). Methodologically, the research is organized in three phases. At first, the Bibliographic Research allowed a greater understanding of the topic under study, as well as new opinions on the subject. In the second moment, a State Knowledge Survey was carried out on the publications that cover the theme of this TCC, on the SciELO platform, to know what has been said about this theme. Finally, a Documentary Research was carried out. To this end, the PCN and BNCC documents were analyzed, both curricular references elaborated by the Ministry of Education (MEC), in order to be able to compare them. The study results indicate that the BNCC came to add in a positive way, as it presents several advances, such as the expansion of the concept of the text, both visual, oral or digital. It also brings a special focus on orality, in addition to being in the BNCC that semiotics had space. However, it is also possible to emphasize some setbacks in relation to the PCN, mainly in relation to the privilege of phonological and grammatical issues.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a leitura na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tem como objetivo analisar as concepções de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva destes dois importantes documentos nacionais. Este estudo surge devido à importância de destacar o que estes documentos apresentam na medida em que há muitas inovações (e alguns retrocessos) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação ao que propunha para o trabalho com leitura na escola o documento curricular anterior, quer seja o Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa (PCN). Metodologicamente, a pesquisa está organizada em três fases. Num primeiro momento, a Pesquisa Bibliográfica possibilitou maior entendimento sobre o tema em estudo, além de novas opiniões sobre o assunto. No segundo momento, foi realizada uma Pesquisa de Estado do Conhecimento sobre as publicações que contemplam a temática deste TCC, na plataforma SciELO, para conhecer o que vem sendo dito sobre essa temática. Por fim, foi realizada uma Pesquisa Documental. Para tal, foram analisados os documentos PCN e BNCC, ambos referenciais curriculares elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), a fim de podê-los comparar. Os resultados desse estudo apontam que a BNCC veio para acrescentar de maneira positiva, pois apresenta vários avanços, como a ampliação do conceito do texto, tanto visual, quanto oral ou digital. Também traz um foco especial na oralidade, além de ser na BNCC que a semiótica ganhou espaço. No entanto, também é possível destacar alguns retrocessos em relação ao PCN, principalmente em relação ao privilégio de questões fonológicas e gramaticais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2022-05-11T12:28:52Z No. of bitstreams: 1 DLUGOKENCKI.pdf: 4809983 bytes, checksum: c6ef3a211b5fa520695d46929ce64925 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-05-12T19:37:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DLUGOKENCKI.pdf: 4809983 bytes, checksum: c6ef3a211b5fa520695d46929ce64925 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-12T19:37:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DLUGOKENCKI.pdf: 4809983 bytes, checksum: c6ef3a211b5fa520695d46929ce64925 (MD5) Previous issue date: 2022-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleLeitura nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva dos parâmetros curriculares nacionais (PCN) e da base nacional comum curricular (BNCC)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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