Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5572
Tipo: Monografia
Título: Formação continuada de professores: concepções e possibilidades
Autor(es): Seibel, Lisiane Fátima
Primeiro Orientador: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Primeiro membro da banca: Bampi, Susiane Maria
Segundo membro da banca: Loss, Adriana Salete
Resumo: A presente pesquisa apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso teve como intuito discutir a formação continuada de professores. Devido à complexidade do tema, realizou-se um recorte, de modo que objetivou investigar as concepções sobre a formação continuada de professores e destacar algumas possibilidades formativas que podem ser realizadas na escola, entendo esse como lócus importantes da formação continuada. Para isso, buscou-se na abordagem qualitativa da pesquisa em educação a realização desse trabalho, que com a pesquisa bibliográfica foi possível apresentar algumas concepções sobre a formação continuada e permitiu elencar breves possibilidades para a formação continuada na escola. Os resultados alcançados com a pesquisa contribuíram significativamente com a reflexão sobre a importância da formação continuada na escola e as concepções que os professores elencam nesse processo como sendo uma formação com sentido e significado para aquilo que se intenciona a educação. Foi possível, apresentar três possibilidades formativas: grupo de estudos; revisão e/ou atualização do Projeto político-pedagógico; e projetos interdisciplinares como propostas para a formação continuada na escola. A formação continuada de professores é um contínuo aprendizado dos docentes diante dos desafios da profissão.
Abstract/Resumen: The present research, presented as a Course Completion Work, aimed to discuss the continuing education of teachers. Due to the complexity of the theme, a cut was made, so that it aimed to investigate the conceptions about the continuing education of teachers and highlight some training possibilities that can be carried out in the school, I understand this as an important locus of continuing education. For this, it was sought in the qualitative approach of research in education to carry out this work, which with the bibliographic researchit was possible to present some conceptions about continuing education and allowed to list brief possibilities for continuing education in school. The results achieved with the research contributed significantly to the reflection on the importance of continuing education at school and the conceptions that teachers list in this process as being a formation with meaning and meaning for what education is intended to do. It was possible to present three training possibilities: study group; review and/or update of the political-pedagogical Project; and interdisciplinary projects as proposals for continuing education at school. Continuing teacher education is a continuous learning process for teachers in the face of the challenges of the profession.
Palavras-chave: Formação Continuada
Concepções
Escola
Possibilidades
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5572
Data do documento: Abr-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEIBEL.pdf558,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.