Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5573
Type: Monografia
Title: Abordagem exploratória no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão de literatura
Author: Bombarda, Dhenyf Fernanda
First advisor: Richit, Adriana
metadata.dc.contributor.referee1: Schaeffer, André Gustavo
metadata.dc.contributor.referee2: Lessa, Valéria Espíndola
metadata.dc.contributor.referee3: Colling, Juliane
Resume: Este trabalho tem como tema central a abordagem exploratória no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visando como objetivo principal analisar e compreender a abordagem, a partir de uma investigação em pesquisas brasileiras, salientando as contribuições da perspectiva para o ensino e aprendizagem da Matemática nos anos iniciais. A pesquisa também apresenta uma breve contextualização sobre a abordagem, suas definições, etapas e eixos norteadores. Os principais teóricos utilizados para o embasamento desta pesquisa são João Pedro da Ponte (2021), Ana Paula Canavarro (2011, 2012, 2013, 2014), Luís Menezes (2012, 2013, 2014), Helia Oliveira (2012, 2013, 2014) e Adriana Richit (2021). A metodologia que acolhe o estudo é a qualitativa, embasada na pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, mediante a qual realizamos um mapeamento de teses e dissertações no acervo nacional da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações– BDTD. A análise baseou-se no método da análise de conteúdo de Bardin (2016), de modo que iniciamos realizando a leitura flutuante dos trabalhos buscando identificar e selecionar elementos que pudessem responder ao nosso problema de pesquisa. A seguir, realizamos a leitura desse material e codificação dos excertos identificados na fase anterior. Os excertos foram agrupados de acordo com a perspectiva de resposta ao problema da pesquisa a qual se aproximavam, constituindo as categorias de análise. A discussão das categorias, realizadas a partir dos fragmentos que trazem resquícios da abordagem exploratória, constituiu as seções que explicitam os princípios da abordagem exploratória evidenciadas pelas pesquisas analisadas. A análise evidencia contribuições da abordagem exploratória para o ensino e aprendizagem da matemática nos seguintes temas: oportunizar a construção de contextos de aprendizagem matemática; oportunizar aos alunos investigação matemática, a formulação de hipóteses e a comunicação de ideias e; por fim promover a aprendizagem matemática partir da formulação de conclusões e construção de conceitos. Concluímos que mesmo que as pesquisas analisadas não tratem diretamente desta temática, a abordagem exploratória se faz presente em pesquisas na área e nas salas de aulas, porém às vezes sem ser definida dessa forma.
Abstract: This research approaches the exploratory approach in Mathematics teaching in the early years of Elementary School. We carried out the investigation on the Brazilian research, guided by the goal to analyze and understand the exploratory approach, highlighting the contributions of the perspective to the teaching and learning of Mathematics in the early years. Also, the research presents a contextualization about this approach, its definitions, stages and theoretical principles. The theorists who constituted the basis of our research are João Pedro da Ponte (2021), Ana Paula Canavarro (2011, 2012, 2013, 2014), Luís Menezes (2012, 2013, 2014), Helia Oliveira (2012, 2013, 2014) and Adriana Richit (2021). The research methodology is qualitative, based on literature review, through which we carried out a mapping of theses and dissertations in the national collection of the Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD. The analysis, based on Bardin's (2016) content analysis method, consisted of identifying elements from the research corpus that could respond to the research problem. In next stage, we read this material and coded the excerpts identified in the previous phase. The selected parts were grouped together according to the perspective of response to the research problem that they approached, constituting the categories of analysis. The categories discussion, carried out from the fragments that bring remnants of the exploratory approach, originated the sections that explain the principles of this approach evidenced by the analyzed thesis and dissertations. The analysis highlights some exploratory approach contributions to the teaching and learning of mathematics in the following themes: creating opportunities for the construction of contexts for mathematics learning; to provide students with opportunities for mathematical investigation, the formulation of hypotheses and the communication of ideas and; finally, to promote mathematical learning from the formulation of conclusions and construction of concepts. We conclude that even the analyzed researches do not focus directly with this thematic, the exploratory approach is present in the area' research, and in the classrooms, but sometimes without being defined in this way.
Keywords: Ensino da Matemática
Abordagem Exploratória
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5573
Issue Date: Apr-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOMBARDA.pdf456,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.