Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5594
Tipo: Monografia
Título: Poesia na sala de aula: uma proposta didática para o livro Mar Absoluto de Cecília Meireles
Autor(es): Cruz, Odilaine Duran da
Primeiro Orientador: Berned, Pablo Lemos
Primeiro coorientador: Graziadei, Neiva Maria Mallmann
Primeiro membro da banca: Paz, Demétrio Alves
Segundo membro da banca: Prado, Priscila Finger do
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma abordagem didática a partir da coletânea de poemas do livro Mar Absoluto (2008), de Cecília Meireles, considerada como a principal voz feminina da poesia moderna, a poeta deixou uma vasta obra literária como: Viagem (1939), Vaga Música (1942), Retrato Natural (1949), Romanceiro da Inconfidência (1953), entre outras importantes obras literárias. O plano elaborado para o ensino médio, com os poemas do livro Mar Absoluto, sugere atividades em que o professor seja um mediador de leitura. O método de trabalho que foi adotado consta de uma análise de poemas e de um modelo de sequência expandida proposto por Rildo Cosson (2014), juntamente com leituras de textos teóricos sobre o ensino de literatura. Ao trabalhar com os poemas em uma abordagem didática para a construção do plano de aula, inicia-se pela Motivação, que é o momento em que o professor prepara o aluno para a leitura da obra. Em uma breve apresentação do autor e da obra a ser lida, realiza-se a Introdução aos poemas. A parte destinada à leitura sugere intervalos, com prazos de finalização e atividades específicas. Um exemplo é a leitura de outros textos menores que tenham alguma ligação com o texto maior, permitindo uma aproximação breve entre o que já foi lido e o novo texto. A primeira interpretação sugere que o aluno traduza a impressão geral do título da obra e qual foi o impacto que o título provocou no leitor. É o momento em que o aluno se encontra com o livro, num processo de liberdade e individualidade. A contextualização compreende o aprofundamento da leitura por meio dos contextos que a obra traz consigo, que a torna inteligível para o leitor. Com o presente trabalho espera-se que as reflexões sobre o ensino de poesia e com a elaboração do plano de aula, sirvam de estímulo para que as aulas de literatura sejam de diálogo e interação entre professor e alunos na construção de significados e sentidos. É provável que existam muitos equívocos em relação ao trabalho com poesia nas escolas e, um deles, seria o desinteresse que predomina no ambiente escolar ao trabalhar com este gênero junto aos alunos. A partir das orientações apresentadas no livro de Cosson, juntamente com o livro de Cecília Meireles, é possível obter resultados significativos quanto ao ensino e apreciação da poesia pelos alunos e professores.
Abstract/Resumen: Este trabajo de investigación tiene como objetivo proponer un enfoque didáctico partiendo de la colección de poemas del libro Mar Absoluto (2008), de Cecília Meireles, considerada como la principal voz femenina de la poesía moderna, la poeta dejó una vasta obra literaria como: Viagem (1939), Vaga Música (1942), Retrato Natural (1949), Romanceiro da Inconfidência (1953), entre otras importantes obras literarias. El plan elaborado para la enseñanza media con los poemas del libro, Mar Absoluto sugiere actividades en que el profesor sea un mediador de lectura. El método de trabajo que fue adoptado consiste en un análisis de poemas y un modelo de secuencia expandida propuesto por Rildo Cosson (2014), juntamente con lecturas de textos teóricos sobre la enseñanza de la literatura. Al trabajar con los poemas en un enfoque de secuencia expandida en la construcción de un plan de clase, empieza por la Motivación, que es el momento en que el profesor prepara al alumno para la lectura de la obra. En una breve presentación del autor y de la obra a ser leída, se lleva a cabo la introducción de los poemas. La parte destinada a la lectura sugiere intervalos, con plazos de finalización y actividades específicas. Un ejemplo es la lectura de otros textos más pequeños que tengan alguna ligación con el texto más grande, permitiendo una aproximación breve entre lo que ya se ha leído y el nuevo texto. La primera interpretación sugiere que el alumno traduzca la impresión general del título de la obra y qué impacto que el título provocó en el lector. Es el momento en que el alumno se encuentra con el libro, en un proceso de libertad e individualidad. La contextualización comprende la profundización de la lectura por medio de los contextos que la obra trae consigo, que lo hace inteligible para el lector. Con el presente trabajo se esperan reflexiones sobre la enseñanza de la poesía y con la elaboración del plan de clase, sirvan de estímulo para que las clases de literatura sean de dialogo e interacción entre alumnos y profesor en la construcción de significados y sentidos. Es probable que haya muchos conceptos erróneos en relación al trabajo con poesía en las escuelas y uno de ellos sería el desinterés que predomina en el ambiente escolar al trabajar con este género junto a los alumnos. A partir de las orientaciones presentadas en el libro de Cosson, juntamente con el libro de Cecília Meireles es posible obtener resultados significativos cuanto al enseño y apreciación de la poesía por los alumnos y profesores.
Palavras-chave: Gêneros literários
Poesia
Poema
Ensino
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5594
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRUZ.pdf741,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.