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Tipo: Monografia
Título: Interdisciplinaridade na prática versus políticas públicas para a educação básica: a realidade da escola pública
Autor(es): Moreira, Neiva de Fátima
Primeiro Orientador: Dias, Gracialino da Silva
Resumo: A interdisciplinaridade é cara e demanda mais recursos e investimento em comparação ao ensino tradicional e esse é um grande desafio de sua realização na prática. Os problemas da nossa atual sociedade se apresentam de forma complexa e desafiadora que necessitam de uma visão para além das dimensões fragmentadas. A interdisciplinaridade é apresentada como uma ferramenta de ensino e aprendizado capaz de solucionar essa questão e atender a necessidade por um conhecimento significativo. Por isso essa temática aparece no contexto educacional, mas sua inserção na prática ainda é distante da realidade escolar. Esse trabalho visa demostrar que a realização de um ensino interdisciplinar que de fato cumpra com seu propósito de estabelecer conexões do conhecimento científico com os fenômenos, necessita de mais investimento nas escolas públicas e melhorias no plano de carreira dos professores para que recursos humanos e físicos estejam de acordo com o que está recomendado nos documentos norteadores da educação para a implementação do ensino interdisciplinar. A realização de um ensino interdisciplinar nas escolas públicas não deve estar apenas sob responsabilidade do professor, porque a responsabilidade de estruturas adequadas e condições de trabalho é função do poder público. Através de questionários enviados aos professores e pedagogos das escolas estaduais do município do Porto Barreiro fui possível concluir que tanto as escolas como as condições atuais de trabalho dos professores não atendem as necessidades de um ensino interdisciplinar.
Abstract/Resumen: Interdisciplinarity is expensive and demands more resources and investment in comparison to traditional education and this is a great challenge for its realization in practice. The problems of our current society are presented in a complex and challenging way that need a vision beyond the fragmented dimensions. Interdisciplinarity is presented as a teaching and learning tool capable of solving this issue and meeting the need for significant knowledge. That is why this theme appears in the educational context, but its insertion in practice is still far from the school reality. This work aims to demonstrate that the realization of an interdisciplinary teaching that in fact fulfills its purpose of establishing connections between scientific knowledge and phenomena, requires more investment in public schools and improvements in the career plan of teachers so that human and physical resources are available. according to what is recommended in the documents guiding education for the implementation of interdisciplinary teaching. The performance of interdisciplinary teaching in public schools should not be solely the responsibility of the teacher, because the responsibility for adequate structures and working conditions is a function of the government. Through questionnaires sent to teachers and pedagogues of state schools in the municipality of Porto Barreiro I was able to conclude that both schools and the current working conditions of teachers do not meet the needs of interdisciplinary teaching.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Escola pública
Ensino fundamental
Políticas públicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5615
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

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