Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5617
Tipo: Monografia
Título: Relação família – escola: elementos e possibilidades de influências positivas na formação escolar do sujeito
Autor(es): Kegler, Keorlly Cabral
Primeiro Orientador: Costa, Joaquim Gonçalves da
Resumo: A relação entre a família e a escola é um tema que tem despertado grande interesse tento em vista que uma relação eficaz entre a família e a escola traz resultados positivos ao processo de ensino-aprendizagem. A opção em discutir o presente tema origina-se de acompanhamento frequente no âmbito escolar, onde percebeu-se em vários diálogos, que a relação entre a família e escola é uma questão que merece atenção por parte dos/as professores/as, equipe diretiva e pedagógica. A partir deste aspecto, verifica-se a necessidade desses elos estarem próximos, trabalhando em cooperação para alcançar resultados positivos no processo educacional das gerações futuras. O presente trabalho consiste em um resgate teórico, com o intuito de estabelecer especificamente qual o papel da Família e da Escola, analisando a importância de ambas e indagando como ambas as instituições de desenvolvimento humano e de ensino podem trabalhar juntas, buscando o mesmo objetivo, dividindo as responsabilidades e alcançando o objetivo principal que é melhorar cada vez mais os processos de ensino-aprendizagem. O trabalho se caracteriza em uma pesquisa bibliográfica tendo como base vários autores que abordam o tema, defendendo e criticando a relação entre a família e a escola. Desse modo, a presente pesquisa apresenta uma análise geral sobre o tema, destacando a importância de cada uma das instituições educativas com o objetivo de demostrar, além da importância da relação entre família e escola, também alguns elementos que indiquem potencialidades nos processos de ensino-aprendizagem.
Abstract/Resumen: The relationship between family and school is a topic that has aroused great interest, considering that an effective relationship between family and school brings positive results to the teaching-learning process. The option to discuss this topic stems from frequent monitoring in the school environment, where it was perceived in several dialogues that the relationship between family and school is an issue that deserves attention from educators, management and pedagogical team. From this aspect, there is a need for these links to be close, working in cooperation to achieve positive results in the educational process of future generations. The present work consists of a theoretical rescue, in order to specifically establish the role of the Family and the School, analyzing the importance of both and asking how both institutions of human development and education can work together, seeking the same objective, dividing the responsibilities and reaching the main objective which is to improve the teachinglearning processes more and more. The work consists of a bibliographical research based on several authors who approach the theme, defending and criticizing the relationship between family and school. Thus, this research presents a general analysis on the subject, highlighting the importance of each of the educational institutions in order to demonstrate, in addition to the importance of the relationship between family and school, also some elements that indicate potential in the teaching processes- learning.
Palavras-chave: Relações pais-escola
Ensino e aprendizagem
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5617
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEGLER.pdf735,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.