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Tipo: Monografia
Título: Clima organizacional e satisfação dos colaboradores do supermercado varejão Romera na cidade de São Paulo
Autor(es): Romelus, Loobensky
Primeiro Orientador: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Primeiro membro da banca: Maia, Tatiane Silva Tavares
Segundo membro da banca: Labes, Emerson Moises
Resumo: Em um mundo em constantes mudanças, é de suma importância que as organizações levem em consideração seu ambiente interno, avaliando o grau de satisfação e clima organizacional para garantir o desempenho da instituição. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o clima e satisfação dos colaboradores no supermercado Varejão Romera na cidade de São Paulo. Tanto o clima organização e satisfação no trabalho é entendido como as percepções dos colaboradores sobre a organização na qual está inserida. Para isto, a abordagem dessa pesquisa caracteriza-se como pesquisa mista, sendo que sua natureza aplicada. Além disso, por ser uma pesquisa numa organização é caracterizada como pesquisa de campo, enquanto aos objetivos específicos é caracterizado como descritiva. Para garantir o objetivo do estudo, realizou-se uma entrevista semi-estruturada via Whatsapp com o gestor e proprietário do supermercado e foi aplicado um questionário disponibilizado para os colaboradores via ferramenta google forms. Em relação ao questionário, utilizou-se um modelo desenvolvido por Siqueira (2008) sobre escala de clima organizacional (ECO), na qual é abordado cinco fatores: Apoio da chefia; Recompensa; Conforto físico; Controle/pressão; Coesão entre colegas, e outra escala desenvolvida por Siqueira (2008) sobre satisfação no trabalho (EST) que abrangeu cinco dimensões: Satisfação com os colegas; Satisfação com o salário; Satisfação com a chefia; Satisfação com a natureza do trabalho; Satisfações com as promoções. Sendo que, para ambos, foi utilizada a escala tipo Likert. De acordo com os resultados alcançados, pode-se dizer então os colaboradores se sentem satisfeitos devido ao grau de satisfação, clima organizacional e satisfação no trabalho, exceto nos fatores de controle/pressão e satisfação com as promoções que os colaboradores ficaram indiferentes. Sendo assim, sugere-se certas ações para melhorar esses fatores para garantir um alto grau de satisfação ao clima e satisfação.
Abstract/Resumen: In an ever-changing world, it is extremely important that the organizations take into account their internal environment, evaluating the satisfaction rate and organizational climate in order to ensure the performance of the institution. Considering this, the present study aims to analyze the climate and satisfaction of the Varejão Romera supermarket employees, in São Paulo city. Both organizational climate and job satisfaction are understood as the employees perceptions about the organization in which they are inserted. Thereunto, the approach of this research is characterized as mixed methods research, its nature applied. Furthermore, because it is research in an organization it is characterized as field research, and regarding the specific objectives it is characterized as descriptive study. To assure the purpose of the study, a semi-structured interview was carried out via Whatsapp with the manager and owner of the supermarket and a questionnaire was applied, made available to the employees via the Google Forms tool. As for the questionnaire, it was used a model developed by Siqueira (2008) about the Organizational Climate Scale (OCS) which covered five dimensions: Satisfaction with the co-workers; Satisfaction with salary; Satisfaction with the leadership; Satisfaction with the nature of work; Satisfaction with promotions. Whereas, the Likert scale was used for both of them. According to the results achieved, it can be said that the employees feel satisfied, due to the satisfaction rate, organizational climate and job satisfaction, except for the factors of control/pressure and satisfaction with promotions in which the employees were indifferent. Therefore, some actions were suggested to improve these factors and ensure a high rate of climate satisfaction and satisfaction.
Palavras-chave: Gestão de pessoas
Qualidade de vida no trabalho
Cultura organizacional
Administração de recursos humanos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5669
Data do documento: 4-Abr-2022
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