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Type: Monografia
Title: Proposta de planejamento estratégico para um restaurante na cidade de Chapecó - SC
Author: Santin, Daiana
First advisor: Mocellin, Ronei Arno
metadata.dc.contributor.referee1: Geremia, Fabiano
metadata.dc.contributor.referee2: Maia, Fabrício Simplício
Resume: O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de gestão fundamental para as empresas que pretendem se manter competitivas frente às constantes mudanças, visto que auxilia os gestores na tomada de decisão, pois fornece informações do ambiente interno e externo. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo principal elaborar uma proposta de planejamento estratégico para um restaurante da cidade de Chapecó-SC. Em relação à metodologia, essa pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada aplicada com a gestora financeira e administrativa da empresa e observação não participativa. A partir dos dados coletados e seguindo a metodologia proposta por Pereira (2010), contemplaram-se as etapas do Planejamento Estratégico que são: análise do ambiente interno e externo, desenvolvimento da análise SWOT, propor os objetivos a serem alcançados e os planos de ação. Os resultados do presente estudo apontam para uma postura estratégica de desenvolvimento que visa aproveitar as oportunidades do mercado utilizando as forças da empresa. A partir da implementação do planejamento estratégico a empresa poderá alavancar seus pontos fortes e consequentemente aumentará a probabilidade de ter vantagem diante da sua concorrência.
Abstract: Strategic Planning is a fundamental management tool for companies that intend to remain competitive in the face of constant changes, as it helps managers in decision making, as it provides information on the internal and external environment. In this sense, the present study had as main objective to elaborate a proposal of strategic planning for a restaurant in the city of Chapecó-SC. Regarding the methodology, this research is characterized as a case study, descriptive, with a qualitative approach, carried out through bibliographic research, semi-structured interview applied with the financial and administrative manager of the company and non-participatory observation. From the data collected and following the methodology proposed by Pereira (2010), the stages of Strategic Planning were considered: analysis of the internal and external environment, development of the SWOT analysis, proposing the objectives to be achieved and action plans . The results of the present study point to a strategic development posture that aims to take advantage of market opportunities using the company's strengths. From the implementation of strategic planning, the company will be able to leverage its strengths and consequently increase the probability of having an advantage over its competition.
Keywords: Planejamento estratégico
Modelo de negócio
Restaurante
Administração de serviços
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5676
Issue Date: 29-Mar-2022
Appears in Collections:Administração

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