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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5703
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Práticas pedagógicas sobre educação ambiental adotadas na "EBM. Demétrio Baldissareli em Chapecó-SC" |
Autor(es): | Queiroz, Eliane Matias de |
Primeiro Orientador: | Zanela, Angelo Brião |
Resumo: | O presente trabalho teve como principal objetivo, apresentar evidências de que a escola EBM Agropecuária Demétrio Baldissareli, localizada no município de Chapeco-SC, adota práticas pedagógicas sobre educação ambiental, a fim de conscientizar, principalmente, os alunos do ensino fundamental, sobre a necessidade de contribuir com a preservação ambiental. Para tanto, promoveu-se uma análise documental estabelecida a partir do estudo do Projeto Político Pedagógico (PPP) disponibilizado pela própria escola, bem como da revisão de trabalhos realizados por pesquisadores envolvidos com temas correlatos, que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação, permitindo o acesso a informações importantes para a conclusão desta pesquisa. Ao final, concluiu-se que a escola não só adota importantes práticas pedagógicas, como também se destaca como pioneira no desenvolvimento de três importantes projetos direcionados à educação ambiental: “Abelha Mirim”, “Leãozinho” e “Ararauna”. Todos contribuem, significativamente, para a transformação do pensamento sobre preservação ambiental não só dos alunos do ensino fundamental, mas também de todos os agentes envolvidos neste processo de transmissão do conhecimento. Constitui-se em uma vivência singular desta unidade escolar, a qual não pode ser generalizada às demais unidades da rede municipal. |
Abstract/Resumen: | The main objective of this work was to present evidence that the EBM Agropecuária Demétrio Baldissareli school, located in the municipality of Chapeco-SC, adopts pedagogical practices on environmental education, in order to raise awareness, mainly, of elementary school students about the need to contribute to environmental preservation. To this end, a document analysis was carried out based on the study of the Pedagogical Political Project (PPP) provided by the school itself, as well as the review of works carried out by researchers involved with related topics, which had the collaboration of the Municipal Department of Education, allowing access to important information for the conclusion of this research. In the end, it was concluded that the school not only adopts important pedagogical practices, but also stands out as a pioneer in the development of three important projects aimed at environmental education: “Abelha Mirim”, “Leãozinho” and “Ararauna”. All contribute significantly to the transformation of thinking about environmental preservation not only of elementary school students, but also of all agents involved in this process of knowledge transmission. It constitutes a unique experience of this school unit, which cannot be generalized to other units of the municipal network. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ensino e aprendizagem Projeto Político Pedagógico Didática |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5703 |
Data do documento: | 8-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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