Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5715
Tipo: Monografia
Título: As ciências da natureza na formação superior indígena: localizando relações entre cultura e ciência
Autor(es): Hammes, Elisabete Cristina
Primeiro Orientador: Lima, Viviane de Almeida
Primeiro membro da banca: Ascari, Viviane Marmentini
Segundo membro da banca: Piaia, Consuelo Cristine
Resumo: Esta pesquisa busca localizar as contribuições dos cursos de licenciatura intercultural para o campo da educação, no aspecto da interculturalidade e da relação possível e necessária entre ciência e cultura. Objetiva, especificamente, compreender como os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura Intercultural com ênfase em Ciências da Natureza organizam os conhecimentos das culturas originarias, na relação com o conhecimento acadêmico/científico. Através de uma pesquisa qualitativa realizou-se a análise documental de cinco projetos pedagógicos de curso, implantados em universidades federais a partir das demandas dos movimentos indígenas. Como método de análise e interpretação dos documentos selecionados foi utilizada a Análise de Conteúdo, emergindo três categorias que se destacaram, apontando os avanços ou diferenciais que estas licenciaturas apresentam, a saber: a interculturalidade e as práticas interculturais, o protagonismo indígena e as relações de articulação entre ciência e saberes culturais. Aponta-se, como contribuições, que o protagonismo indígena acontece desde a criação destes cursos, através da ação dos movimentos indígenas por uma educação voltada aos seus interesses e especificidades, bem como, a partir da implementação destas licenciaturas, nos espaços de gestão e acompanhamento destes cursos, e ainda na docência e participação nos processos formativos nas comunidades e na universidade. A relação entre ciência e cultura é tensionada a partir da interculturalidade crítica, que aponta para a construção de uma sociedade mais plural, menos hierarquizada e mais dialógica. Assim, as análises das categorias apontam que a contribuição dos cursos de licenciatura intercultural para a ênfase em Ciências da Natureza tem permitido a construção de processos formativos afinados com as demandas de suas comunidades, refletindo sobre a necessidade da adequação do modelo científico para a produção do conhecimento de acordo com suas cosmovisões, formas de sentir e pensar, e permitindo que o conhecimento indígena também possa compor o campo teórico e epistemológico dos espaços universitários, com vistas à superação da colonialidade do ser, saber e poder.
Abstract/Resumen: This research seeks to locate the contributions of intercultural licenciatura courses to the field of education, in the aspect of interculturality and the possible and necessary relationship between science and culture. Specifically, it aims to understand how the Pedagogical Projects of the Intercultural Licentiate Courses with emphasis on the Nature Sciences organize the knowledge of the original cultures, in relation to the academic / scientific knowledge. Through a qualitative research the documentary analysis of five pedagogical projects of course, implanted in federal universities from the demands of the indigenous movements was realized. As a method of analysis and interpretation of the selected documents, Content Analysis was used, emerging three categories that stood out, pointing out the advances or differentials that these degrees present, namely: interculturality and intercultural practices, indigenous protagonism and articulation relations between science and cultural knowledge. As contributions, it is pointed out that the indigenous protagonism happens from the creation of these courses, through the action of the indigenous movements for an education aimed at their interests and specificities, as well as, from the implementation of these degrees, in the management and monitoring spaces of these courses, and also in teaching and participation in the formative processes in the communities and in the university. The relationship between science and culture is stressed from the critical interculturality, which points to the construction of a more pluralistic society, less hierarchical and more dialogical. Thus, the analyzes of the categories indicate that the contribution of intercultural licenciatura courses to the emphasis in the Nature Sciences has allowed the construction of formative processes in tune with the demands of their communities, reflecting on the need of the adaptation of the scientific model to the knowledge production according to their cosmovisions, ways of feeling and thinking, and allowing indigenous knowledge also to compose the theoretical and epistemological field of university spaces, with a view to overcoming the coloniality of being, knowledge and power.
Palavras-chave: Decolonialidade
Interculturalidade
Protagonismo indígena
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5715
Data do documento: Jan-2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HAMMES.pdf480,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.