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Tipo: Monografia
Título: Sistema apostilado e educação infantil: reflexões acerca da criança como centro do planejamento e da autonomia do professor
Autor(es): Zabot, Tamara Joana
Primeiro Orientador: Camerini, Neila Carla
Primeiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Segundo membro da banca: Bukowski, Chaiane
Resumo: O presente estudo propõe uma reflexão sobre o uso do sistema apostilado no processo de ensino e aprendizado na etapa da Educação Infantil: perspectivas e considerações. Esta pesquisa surge da problemática que indaga como ocorrem os processos de aprendizagem na Educação Infantil com o uso das apostilas. Assim, os objetivos específicos visam compreender o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil com o uso das apostilas; aprofundar os estudos acerca da Educação Infantil brasileira a partir de sua trajetória e legislação; bem como pesquisar e descrever sobre do uso do apostilamento na Educação Infantil; averiguar se as apostilas estão de acordo com o que exigem os documentos norteadores da Educação Infantil; analisar por meio das apostilas como a criança está inserida no processo de ensino e aprendizagem e ainda relatar e refletir vivências desenvolvidas no processo de estágio supervisionado. Com isso, a pesquisa foi elaborada tendo como base uma interlocução de pesquisa qualitativa, que possui caráter bibliográfico e exploratório, além de realizar uma análise documental, no qual foram analisadas apostilas utilizadas na etapa da Educação Infantil. Tem-se como considerações finais que o uso das apostilas não favorece o ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Contudo é necessário atentar para os direitos de aprendizagem e buscar outros métodos de ensino e aprendizagem que deem conta de cumprir com a legislação e sejam significativos nas vidas das crianças.
Abstract/Resumen: The present study proposes a reflection on the use of the apostille system in the teaching and learning process in the Early Childhood Education stage, perspectives and considerations. This research arises from the problem that asks how the learning processes in Early Childhood Education occur with the use of handouts. So, the specific objectives aim to understand the teaching-learning process in Early Childhood Education, with the use of handout; to deepen the studies on Brazilian Early Childhood Education from its trajectory and legislation; as well as researching and describing the use of handouts in Early Childhood Education; to find out if the handouts are in accordance with what the guiding documents for Early Childhood Education require; to analyze through the handouts how the child is inserted in the teaching and learning process and also to report and reflect on experiences developed in the supervised internship process. With this the research was elaborated based on a qualitative research dialogue, which has a bibliographic and exploratory character, in addition to performing a document analysis, in which handouts used in the Early Childhood Education stage were analyzed. As final considerations the use of handouts does not favor teaching and learning in Early Childhood Education. However, it is necessary to pay attention to the rights of learning and seek other teaching and learning methods that comply with the legislation and are meaningful in children’s lives.
Palavras-chave: Educação Infantil.
Sistema Apostilado.
Criança.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5744
Data do documento: Mar-2022
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