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Tipo: Monografia
Título: Tecnologias digitais na e para a formação de professores: olhares de GTs da ANPEd
Autor(es): Mantelli, Layana Crislli Molozzi
Matte, Tailine
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Primeiro membro da banca: Slongo, Ione Inês Pinson
Segundo membro da banca: Alves, Solange Maria
Resumo: Este estudo objetiva problematizar o processo de alfabetização digital e tecnológica, na contemporaneidade, processo este, demandado às instituições de ensino e aos seus profissionais. Intencionamos igualmente, identificar e analisar as perspectivas, concepções e processos formativos em relação a formação inicial e continuada destinada aos professores para uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, por meio de artigos publicados nos últimos dez anos nos Grupos de trabalho Formação de professores e Educação e comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de cunho exploratório, que se ancora em um estudo de mesmo caráter sobre o referido tema nos dez anos anteriores ao período aqui recortado (2009/2019). Considerando que buscamos concepções, avanços e possibilidades educativas apresentadas nessa segunda década do século XXI, em trabalhos publicados nos mesmos GTs, avaliamos que há diferenciais em relação a estudos sobre o currículo de processos formativos, bem como, quanto ao uso e a articulação dos recursos tecnológicos e comunicacionais e a necessidade de tais ferramentas tornarem-se recursos subsidiários à ações concretas nas práticas docentes e discentes. Entretanto, de forma despretensiosa, mas critico reflexiva, ousamos afirmar que nos registros das duas últimas décadas, no recorte temporal efetuado, pouco se avançou quanto a efetividade e o uso das tecnologias e suas linguagens nos processos formativos iniciais e continuados ali refletidos. Compreendemos outrossim a necessidade de investimentos diversos, amparados em políticas públicas que atenuem o distanciamento quanto ao acesso e a efetividade do uso recursal das tecnologias e suas ferramentas, tendo em vista a qualidade e a qualificação dos processos educativo formativos, focados em aprendizagens efetivas e eficazes. Destacamos igualmente a necessidade de que muitas perguntas precisam ser respondidas no percurso do vivido, do percebido e do intencionado, vez que situações atípicas, parecem recorrentes.
Abstract/Resumen: This study aims to understand the complexity of the digital and technological literacy process in the actual days; this process is currently demanded to learning institutions and their professionals. We also intend to identify and evaluate the perspectives, conceptions and the formative processes related to the initial and continued training designated to teachers in order to use the digital information and communication technologies, through the articles published in the last ten years by the Working groups, Teachers training and Education and Communication of the National Association of Post-Graduation and Education Studies (ANPEd). This is an exploratory bibliographic and documental research based in a study of the same subject documented during the period of 2009-2019. Considering we are researching for concepts, innovation and new means and possibilities of education presented in this second decade of the XXI century, performed by the same Working Groups – WG’s, we evaluated that there are differentials in relation to the studies about the curriculum formative process, as well as the usage and articulation of the communicational and technological resources, and the necessity of such tools to become reality and put into practice as subsidiary to teachers and students. However, in an unintentional way, but with critical view, we dare to assure that in the findings of the last two decades, (2009-2019), very few advanced movements were made to an effective usage of the technology and its languages that could contribute to the formative process of initial and continued education. Therefore we do understand the urgency of a variety of investments supported by public policies that could shorten the distance to the access and effectiveness of technological resources and its tools, in view of the quality and qualification of formative educational process, focused in effective and efficient learning. We must also highlight the necessity of answers to several questions until this point due to the frequent unknown situations, questions like what was experienced, what was noticed and what was intended should highly be considered.
Palavras-chave: Tecnologias
Educação
Formação continuada de professores
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5745
Data do documento: 9-Out-2020
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