Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5753
Tipo: Dissertação
Título: Mulheres camponesas, agroecologia e cotidiano: um estudo de caso do Assentamento Oito de Junho de Laranjeiras do Sul/PR sob o aspecto do desenvolvimento rural sustentável
Autor(es): Menegas, Cassiê Kaczuk Refosco
Primeiro Orientador: Andrioli, Liria Ângela
Primeiro coorientador: Angelin, Rosângela
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de compreender os reflexos e os desafios da agroecologia e do desenvolvimento rural sustentável no cotidiano das mulheres camponesas do Assentamento Oito de Junho, localizado no município de Laranjeiras do Sul, Estado do Paraná. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, com a realização de seis entrevistas semiestruturadas. O trabalho também se configura como um estudo de caso e tem a etnografia e o diário de campo como elementos centrais no desenvolvimento da pesquisa. No primeiro capítulo, aprofundamos os conceitos de cotidiano, os modos de vida, os reflexos do patriarcado no campo e a constituição de identidades femininas camponesas; no segundo capítulo, abordamos os fundamentos teóricos e políticos da agroecologia, do desenvolvimento rural sustentável, dos ecofeminismos e do cuidado na relação com o meio ambiente natural,; e, no terceiro e último capítulo, trazemos para o estudo a concepção de movimentos sociais e de reforma agrária, bem como situamos o contexto histórico, social e organizacional do Assentamento Oito de Junho. Por fim, a pesquisa converge teoria e prática evidenciando a relação entre a agroecologia e o desenvolvimento rural sustentável no cotidiano e nos modos de vida das mulheres camponesas.
Abstract/Resumen: The present work has the goal to comprehend the reflections and challenges of agroecology and sustainable rural development on peasant women everyday life from Assentamento Oito de Junho, located in Laranjeiras do Sul county, state of Paraná. The used method was qualitative research, with the execution of six semi-structured interviews. The work also configures itself as a case report and has the ethnography and the camp journal as core elements at research’s development. At first chapter, we deepened the daily concepts, way of life, reflections of rural patriarchy and the constitution of female peasant’s identities; at second chapter, we approached theoretical foundations and politicians of agroecology , of sustainable rural development, of ecofeminism and the caring in relation to the natural environment; and, at third and last chapter, we bring to research the conception of social movements and agrarian reform, just as we have situated the historical context, social and organizational from Assentamento Oito de Junho. Finally, the research converges theory and practice highlighting the relation between agroecology and sustainable rural development on peasant women’s everyday life and ways of life.
Palavras-chave: Indústria agrícola
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento rural
Mulheres
Assentamento rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5753
Data do documento: 2021
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MENEGAS.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.