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Tipo: Monografia
Título: Garbage collector assíncrono em simulação distribuída
Autor(es): Adamczuk, Marcos Theophilo Gobbi
Primeiro Orientador: Mello, Braulio Adriano de
Primeiro membro da banca: Wuerges, Emílio
Segundo membro da banca: Braga, Andrei de Almeida Sampaio
Resumo: Simulações distribuídas necessitam de estratégias de sincronização para evitar o problema de violação de tempo onde eventos são executados fora de sua ordem temporal. Estratégias conservadoras evitam violação do tempo. Estratégias otimistas permitem que componentes de um modelo evoluam no tempo de forma independente sendo, então, sujeitas a violação de tempo. Para garantir a sincronização, estados consistentes no tempo de simulação são salvos para que possam ser recuperados através de operações de retrocesso. Os estados salvos são chamados de checkpoints. Os checkpoints podem ser salvos seguindo diversos critérios, mas o número decheckpointssempre cresceconforme asimulação evolui. Issoimplica nanecessidade de remover checkpoints conforme a simulação avança, para que o uso de memória não cresça indefinidamente. A sincronização otimista divide-se entre coordenada, onde são usadas mensagens de controle; não coordenada, onde não existem mensagens de controle; e orientada a comunicação, onde as informações utilizadas pelo algoritmo de sincronização são propagadas juntamente às men- sagens de aplicação. Na sincronização coordenada, os algoritmos de coordenação tornam a remoção de checkpoints um processo trivial. Nas sincronizações não coordenada e orientada a comunicação, existem algoritmos com o propósito exclusivo de remover checkpoints perio- dicamente, denominados de garbage collectors, que, assim como algoritmos de coordenação, podem fazer uso ou não de mensagens de controle. Garbage collectors assíncronos (os que são não coordenados ou orientados a comunicação) têm a vantagem de não sofrer com overhead das mensagens de controle, fazendo com que sejam mantidas parte das vantagens de não usar sincronização coordenada na execução da simulação distribuída. Este trabalho propõe um método de garbage collection assíncrono heurístico. O método proposto utiliza métricas de retrocesso para calcular quais checkpoints devem ser remo- vidos a cada momento. A solução foi implementada no Distributed Co-Simulation Backbone, uma arquitetura de simulação heterogênea distribuída, que, até o presente momento, não possui uma implementação de garbage collector.
Abstract/Resumen: Distributedsimulationsneedsynchronizationstrategiestoavoidlocalcausalityconstraint(LCC) violations, which happen when the event execution order disrespects their chronological order. Conservativestrategiesavoidsuchviolationsaltogether. Optimisticstrategiesallowcomponents to execute independently, which makes them susceptible to LCC violations. Proper synchro- nization is ensured by saving previous consistent states in checkpoints so that the simulation can rollback to a consistent state whenever a violation occurs. The process of saving checkpoints can follow various criteria, but they will always increase in number as the simulation progresses. This causes the need to remove checkpoints as the simulation evolves, to prevent memory usage to grow unboundedly. Optimistic synchronization splits into coordinated, in which control messages are used; unco- ordinated, which doesn’t have control messages whatsoever; and communication induced, in whichtheinformationusedbythecoordinationprotocolispiggybackedinapplicationmessages. In coordinated synchronization, checkpoint removal is a trivial process. This is not the case for uncoordinated synchronization and communication induced synchronization, which require the aid of algorithms whose sole purpose is checkpoint removal; they are called garbage collectors, and can also be coordinated, uncoordinated or communication induced. Asynchronous garbage collectors (the ones that are uncoordinated or communication induced) havetheadvantageofnothavingcoordinationoverhead,whichpreservessomeoftheadvantages of not using a coordinated synchronization in the first place. This work proposes a heuristic garbage collection strategy. The proposed strategy uses metrics in order to compute which checkpointsmustberemovedatanygiventime. ThesolutionwasimplementedintheDistributed Co-Simulation Backbone, a distributed heterogeneous simulation architecture that still doesn’t have a garbage collection implementation.
Palavras-chave: Garbage collection
Simulação distribuída
Sincronização otimista
Checkpoints
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5760
Data do documento: 18-Out-2021
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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