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Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Relatório final de estágio de pós-doutoramento
Autor(es): Almeida, Maria Eneida de
Resumo: O presente relatório corresponde ao plano de trabalho vinculado ao projeto de pesquisa: “Reflexões sobre Integração de Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Formação Médica”, com parceria e colaboração do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. O projeto foi desenvolvido em estágio de pós-doutoramento no período de 01.03.2021 a 28.02.2022. Da pesquisa exploratória emergiu a seguinte questão central: como integrar e implementar os conteúdos de Racionalidades Médicas na educação médica brasileira para a efetivação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS)? (Apêndice 1) A tese trabalhada foi que é preciso reconhecer a necessidade de discussão sobre o conceito de Racionalidades Médicas na educação médica com fundamento histórico-teórico-epistemológico, com a finalidade de possibilitar uma integração transversal de conteúdos do paradigma vitalista na matriz curricular dos cursos de medicina com vistas à ampliação de novas práticas de saúde na Atenção Primária em Saúde. O objetivo geral foi identificar as principais estratégias adotadas para a inserção das MNT/MTCI no currículo de graduação de medicina em Cuba para uma futura análise sobre as possibilidades de integração de 2 Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas e Complementares (RM-PICS) na educação médica brasileira. Para tal alcance, os objetivos específicos foram: i) revisar a literatura existente sobre o paradigma biomédico na educação médica brasileira; ii) identificar a integração das práticas de saúde provenientes do paradigma vitalista presente na educação médica do Brasil, Cuba e Estados Unidos; e iii) constatar o paradigma vitalista das práticas em saúde na educação médica cubana (anexado: Projeto Original 30nov2020). Diante do avanço da pandemia de Covid-19 no ano de 2021, o projeto inicialmente proposto precisou ser redimensionado, sendo abordado o estudo da educação médica cubana e foi excluído o estudo da educação médica americana neste momento (anexado: Projeto Original 15mar2021). A trajetória metodológica foi redesenhada com o objetivo de melhor avaliação e análise, em busca de resposta da questão da pesquisa: “Quais foram as principais estratégias adotadas para a inserção da MNT/MTCI na formação médica cubana?” (Apêndice 2) A metodologia de pesquisa teve a realização em duas etapas: i) Pesquisa Documental: baseada em Gil (1999), esta etapa é conteúdo deste texto e está composta por atos legislativos, material didático e conferências internacionais (Apêndice 3); e ii) Revisão Sistemática de Literatura (RSL): baseada em Tranfield, Denyer e Smart (2003), esta etapa, que será conteúdo de outro texto, pressupõe uma série de critérios para desenvolver um método para a busca de fontes bibliográficas, com palavras-chave ou descritores e uma série de critérios rígidos de seleção para tratamento dos materiais encontrados com a finalidade de replicação para confirmação ou mesmo atualização (Apêndice 4). As duas etapas estão em momento de compilação dos resultados encontrados para análise e elaboração de textos para publicação e divulgação em eventos científicos.
Palavras-chave: Sáude coletiva
Práticas integrativas
Formação médica
Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares
Educação médica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Sigla da Instituição: UFF
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5781
Data do documento: 18-Abr-2022
Título da pesquisa : Reflexões sobre integração de racionalidades médicas e práticas integrativas e complementares em saúde na formação médica
Aparece nas coleções:Enfermagem

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