Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5784
Tipo: | Monografia |
Título: | Inteligência artificial na educação básica: possíveis contribuições para a matemática |
Autor(es): | Silva, Aléxya Gabriella da |
Primeiro Orientador: | Reichert, Janice Teresinha |
Primeiro membro da banca: | Binotto, Rosane Rossato |
Segundo membro da banca: | Luiz, Elisete Adriana José |
Resumo: | Uma das possibilidades de inserção das tecnologias na Educação Básica é através do uso plataformas ou ferramentas que fazem uso de Inteligência Artificial (IA). Neste sentido, este trabalho apresenta uma análise de algumas plataformas ou ferramentas que utilizam Inteligência Artificial e verifica suas possíveis contribuições para o ensino de objetos do conhecimento da Matemática na Educação Básica. A pesquisa possui uma abordagem teórica com base em pesquisas bibliográficas e plataformas ou ferramentas que envolvem a inserção de Inteligência Artificial na Educação Básica. As informações obtidas foram analisadas, resultando na explanação de algumas plataformas e ferramentas e as suas possíveis contribuições para o ensino, em particular para objetos do conhecimento específico da Matemática. Após a análise das plataformas e ferramentas pesquisadas foi possível caracterizar as mais indicadas para o ensino da Matemática na Educação Básica. |
Abstract/Resumen: | One of the possibilities of inserting technologies in Basic Education is through the use of platforms or tools that use Artificial Intelligence (AI). Therefore, this paper presents an analysis of some platforms or tools that use Artificial Intelligence and verifies their possible contributions to the teaching of Mathematics knowledge objects in Basic Education. The research has a theoretical approach based on bibliographic research and platforms or tools that involve the insertion of Artificial Intelligence in Basic Education. The obtained information were analyzed, resulting in the explanation of some platforms and tools and their possible contributions to teaching, in particular to objects of knowledge specific to Mathematics. After the analysis of the researched platforms and tools, it was possible to characterize the most suitable ones for teaching Mathematics in Basic Education. |
Palavras-chave: | Matemática Educação básica Inteligência artificial Tecnologias |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5784 |
Data do documento: | 20-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.